terça-feira, novembro 09, 2010

Parabéns a estes gajos!

Isto do Downhill está muito longe de ser a minha praia. Mas não há dúvida que o vídeo abaixo está muito curtido e é de certeza uma boa ferramenta de promoção do DH e do Algarve!
(e é tão simples e barato fazer coisas boas...)

segunda-feira, novembro 08, 2010

Haile Gebrselassie

Haile Gebrselassie é uma fonte de inspiração para mim: um tipo fantástico e um atleta do catano!!

Para quem não saiba e seja um gajo da bola: era ele o tipo de sorriso gigante mas humilde que estava na cerimónia do sorteio dos grupos do último Campeonato do Mundo de Futebol. O sorriso é de resto a imagem de marca deste indivíduo, quase mais que passada elegante.

Sempre que tive o previlégio de o ver em alguma linha de partida estava a sorrir e a ser simpático para todas as pessoas. Lembro-me que em 2007, na Maratona de Londres, desistiu com cãibras no estômago. Ainda assim, por entre as dores e a agonía de desistir sabendo que estava na luta pela vitória, estava na berma da estrada a sorrir para uma senhora que o incentivava, explicando-lhe que não era possível continuar. É um tipo fantástico.

O Haile ganhou tudo o que havia para ganhar no mundo de atletismo. Agora, aos 37 anos, depois de ontem encostar à milha 16 da Maratona de NY decidiu anunciar o fim da carreira, mas vai embora com o Record do Mundo da Maratona (2h03m59s) ainda em seu nome.

Muito mais haveria a contar sobre o Haile, tanto na sua vertente de embaixador e grande criador de riqueza e oportunidades no seu país natal, a Etiópia, como na sua vertente de soberbo corredor. Mas só tenho tempo de vos sugerir que pesquisem um pouco, não é difícil ficar-se rendido a este pequeno-grande Campeão.

Ficam as imagens da conferência de imprensa onde ele anuncia o fim. Até neste momento ele é inspirador: sai sem se queixar, abrindo caminho aos mais novos.

Gardunha

Olhem: não há história nenhuma para contar! Baza!
Os tipos que mandam no Turismo no Fundão não querem lá ninguém. E têm toda a razão! Porque raio é que eles haveriam de estar a trabalhar ao fim-de-semana, quando resto do pessoal curte?! Têm de descansar, pois claro!
Fica só a dica para não passarem pelo Quiosque do Turismo porque ele já não existe, transformou-se numa arrecadação em plena Praça Amália, supostamente o novo espaço nobre da terra...
Enfim, por certo que há uma grande explicação para o facto de não existir nada de Turismo no Fundão, eu é que sou burro. Pode bem ser a materialização da ideia "Fundão, 365 dias à descoberta". Cada um que lá fôr, que procure! Que se desenrasque porque a vida custa a todos!

Só me questiono é sobre o que irão os aborígenes pisteiros, que são funcionário da Fundão Turísmo, vão fazer. Será que vão ficar a bulir nas actividades desportivas?

sexta-feira, novembro 05, 2010

Teste ao Turismo na Gardunha

Este fim-de-semana vou ao Fundão e vou aproveitar para testar as suas qualidades turísticas. Isto é, vou fazer de conta que não sou de lá e que até me falaram bem da Serra da Gardunha para andar de bike ou caminhar.
Devo dizer que no fim-de-semana passado fiz isto mesmo na Serra de S. Mamede e me dei super bem. Sem ter nada programado, passei nos Gabinetes de Turismo de Castelo de Vide e Marvão e sai de lá com 4 percursos impressos em trípitcos simpáticos e não tive depois qualquer problema em cumprir a rota que escolhemos (bestial por sinal).

Ora, eu ouvi dizer que a Fundão Turismo foi à Australia profunda contratar Aborígenes-pisteiros que a ajudassem a planear rotas na Gardunha. Consta que estes iríam depois reportar aos Geógrafos, Antropólogos e demais especialistas que finalmente daríam os seus relatórios aos Designers Web e Gráfico que produziriam os ditos documentos para o consumidar final, o Turísta. Penso que seja este o workflow mas sinceramente não tenho certeza se não há mais quadros envolvidos.

Certo, certinho é que no site da dita Fundão Turismo (supostamente o site de referência para quem visite o Concelho) já encontrei uma rota que me interessa: começa em Castelo Novo e... porra! afinal é para fazer de carro... pera, as pérolas continuam... percursos sem mapa....

Calma David, calma! Amanhã passas no quiosque e de certeza absolutinha que lá tens um mapa à tú espera!

Depois passo aqui a contar como foi.

quinta-feira, novembro 04, 2010

Herois do Mar

O Miguel Guerreiro fez esta reportagem para a SIC que considero super interessante. Não apenas pela abordagem ao desporto mas porque aborda também algo que considero de vital importância para o país: o assumir da vocação. Temos condições naturais fantásticas para as modalidades de ar-livre. Os 900Km (com características tão diversas) de costa são algo que qualquer país evoluído aproveitaria de forma brilhante, mas que nós, para variar, tardamos em saber aproveitar. Do Golf dos ricos ao Surf de chanata e mochila às costas há Portugal que chegue para todos, só falta mesmo que surjam mais "Tó Zés Correias".

O Mocho (a quem fiz um bico)

Ora vivam! Deixo-vos o registo de um programinha (pirata) de domingo à tarde. Trata-se de uma soberba (vá, ok... uma obra que tenha o meu contributo é sempre de desconfiar) criação artística que ficou a morar ali para o lado do Cais do Sodré. Como é óbvio a obra esteve sempre debaixo do olho da criativa/técnica e eu não me pude esticar muito, ainda assim confesso que fiz um bico ao animal.









(este é um amigo nosso que passou por lá)