segunda-feira, setembro 22, 2008

Achocalhadinho de todo...

É esta a condição em que me encontro...

Os Chocalhos

Há um ano faltei, há dois tinha saído de gatas. Parece-me que, a pouco e pouco, os Chocalhos se tornaram num pequeno-grande Natal. Isto porque todo aquele pessoal que só se encontrava Natal do Fundão passou a rever-se em Alpedrinha. Está lá tudo e todos, e naquele estádio etílico que dá gosto ver.

Há um outro pormenor que me agrada profundamente: há ali um quê de ritual de passagem do Verão para o Outono. A transumância era isso mesmo, uma troca do regime (do pastoreio) de verão para o de inverno. Nos dias de hoje o gado que enche as ruelas de Alpedrinha é outro, acho que o tipo de erva consumida também é outro e o material que achocalha ainda outro.

Adiante.
Para aqueles ilustres visitantes que não fazem puto ideia do que é aquilo eu posso descrever a receita que resulta nesta minha condição:
  1. Há quem chame a Alpedrinha a Sintra da Beira. Tem-se ali uma vila cheia de palácios e ruelas estreitas penduradas na encosta leste da Gardunha. Tipo primeira cliente da luz do sol;

  2. Pegue-se no cenário do ponto 1 e encham-se as ruas de gente até bem depois das 06 da manhã, mas mesmo cheias!!

  3. Abram-se as garagens, arrecadações, lojas e espaços-do-tipo de cada casa e monte-se lá dentro uma tasca com bebida licorosa caseira e uma fonte de imperial;

  4. Lancem-se grupos de bombos, concertinas e/ou ranchos para as ruas em doses elevadas;

  5. Ateste-se o bucho de alcool ao pessoal e eleve-se a vontade festivo-celebrante.

Com estes ingredientes e parafraseando o Paulico: "está armada a puta...."

Não faço bem ideia de como é que lá vai parar tanto pessoal de fora mas que o facto me agrada, isso eu não escondo! ;-)

Vá-se lá saber porque carga de água mas na minha cabeça vinha com uma música para ilustrar este post. A letra que eu imaginava era "Hey Nicky!" consta que afinal a versão original é antes "Hey Mickey!". Mas que se lixe! Vale na mesma!

6 comentários:

rustman disse...

Com este 2º paragrafo, v.excia mostra que é um zootécnico de primeira água! :-)

rui jacaré disse...

chegaste a vir a correr de alpedrinha para o fundão, fazendo jus ao rumor que se espalhou pela festa?;)

ARVaz disse...

Achocalhadinho de todo... ???!!!!!
então o badalo deve estar cá num estado !!!!!!!!

dvaz disse...

Valha-me deus!!!
Eu tento manter o nível e o decoro e aparece-me um pai com comentário jabardos?! Assim não há grandes condições para manter o nível... A ideia dos pais não ajudar um gajo a manter a elevação?!

Jacaré: não fui, tive motivos um tudo nada melhores para ficar manhã a dentro em Alpedrinha. (Viste pai, isto é uma resposta com nível, sem jabardice!)

Rustman: meu amigo, de primeiríiiissima água! Tenho conhecimentos elevadíssimos nesse mettier! (Viste pai? Mais uma resposta com nível, até podia fazer uma piada com bichos e bichas, mas não, evitei a jabardice.)

ARVaz disse...

Gostei dos reparos ... e bem tento estar ao nível. Só não sei quando ele é alto, médio ou baixo. Mas concordo, como o fez o preso do KGB, ao concordar que os crocodilos também voam:-"Voam, mas muito baixinhoooo" !!!

Sara Lambelho disse...

Ah catrino ... isso é que foi, oh Fanzada!

Beija fofa no bum bum!