terça-feira, abril 28, 2009

E vão 12!!

Eram 11h00 quando o João picou o ponto nos 8163 metros do Manaslu. A ascensão final durou nove horas e consta que foi dificil à bruta. A maioria do pessoal que estava a subir acabou por decidir abortar. Confesso que fiquei algo apreensivo com os relatos que chegavam de outras expedições. O Carlos Pauner deu meia volta a apenas 60 metros do cume, dizendo que se não o fizesse regressaria não a andar mas a levitar. Incólume a tudo isto, o mê prime Garcia lá voltou a mostrar que é mesmo de uma liga à parte. Foi lá acima, fez cume e quando ligou para PT já estava no Campo 1. Cansado e desidratado, mas satisfeito.

Agora, ficam a faltar apenas duas montanhas de 8 mil para fazer o grand slam do alpinismo mundial: o Nanga Parbat (lá para fins de Junho deste ano e talvez em estilo alpino) e o Annapurna (primavera de 2010).

À data, apenas 7 tipos, em toda a história do alpinismo, o fizeram sem recurso oxigénio. Para já existem umas 7 pessoas que estão mais ou menos nas mesmas condições que o João, isto é: prestes a conseguir subir as 14 sem usar oxigénio. Assim sendo, e se tudo correr bem, ele será o 9º ou 10º da história a alcançá-lo.

Assim de cabeça julgo que nesta "corrida" temos as 3 gajas: Edurne, Gerlinda e Nives. E depois nos homens o Veikka, o Simone Moro, o Urubko, o Lock, o Ralf Dujmovits e acho que mais algum russo ou espanhol.


Parabéns meu rapaz!!

Blog da Expedição

1 comentário:

ARVaz disse...

Fico feliz por ele. Envia-lhe aquele meu grande abraço !