segunda-feira, novembro 08, 2010

Haile Gebrselassie

Haile Gebrselassie é uma fonte de inspiração para mim: um tipo fantástico e um atleta do catano!!

Para quem não saiba e seja um gajo da bola: era ele o tipo de sorriso gigante mas humilde que estava na cerimónia do sorteio dos grupos do último Campeonato do Mundo de Futebol. O sorriso é de resto a imagem de marca deste indivíduo, quase mais que passada elegante.

Sempre que tive o previlégio de o ver em alguma linha de partida estava a sorrir e a ser simpático para todas as pessoas. Lembro-me que em 2007, na Maratona de Londres, desistiu com cãibras no estômago. Ainda assim, por entre as dores e a agonía de desistir sabendo que estava na luta pela vitória, estava na berma da estrada a sorrir para uma senhora que o incentivava, explicando-lhe que não era possível continuar. É um tipo fantástico.

O Haile ganhou tudo o que havia para ganhar no mundo de atletismo. Agora, aos 37 anos, depois de ontem encostar à milha 16 da Maratona de NY decidiu anunciar o fim da carreira, mas vai embora com o Record do Mundo da Maratona (2h03m59s) ainda em seu nome.

Muito mais haveria a contar sobre o Haile, tanto na sua vertente de embaixador e grande criador de riqueza e oportunidades no seu país natal, a Etiópia, como na sua vertente de soberbo corredor. Mas só tenho tempo de vos sugerir que pesquisem um pouco, não é difícil ficar-se rendido a este pequeno-grande Campeão.

Ficam as imagens da conferência de imprensa onde ele anuncia o fim. Até neste momento ele é inspirador: sai sem se queixar, abrindo caminho aos mais novos.

2 comentários:

david caldeirao disse...

primeiro pensei...nã!!! não pode ser...
que dia triste para o desporto mundial :-(
(excepto para o pontapé na bola, que nem merecem as linhas que lhe dedicas...)
abraço,

paulolamego disse...

Com 39 anos de carcaça e amante de desporto é impossivel não admirar este GRANDE homem.......
Sempre vibrei não só com as suas vitórias, records mas sobretudo com a sua forma de encarar o desporto.