quinta-feira, dezembro 16, 2010

A crise, as epifanias e os telejornais

Tenho andado com as minhas ideias a flutuar na conversa que nos emprenham dia-a-dia. A crise, os bancos, um 2011 terrível, a falta de escolhas. Enfim, aquele sem número de desgraças que os media nos atiram para a cara a cada minuto que passa. E sinceramente, estou com falta de pachorra para isso.

Por outro lado, felizmente, também me tenho cruzado com imensas pessoas optimistas que dizem as coisas como são: cabe-nos achar alternativas, não nos acomodemos e tratemos de sair da carneirada geral. Somos nós que dizemos se nos limitam. Só a falta de imaginação e cobardia nos podem parar.

O texto que publiquei esta manhã do Sousa Tavares, publiquei-o porque ontem o ouvi na TSF e concordei 300% com ele. O país não pode ter na sua juventude qualificada a melhor mercadoria para exportar.

Por outro lado, os políticos q temos no poder, sobretudo aqueles Paços dos Coelhos (nome ao calhas, para mim é tudo igual) são efectivamente o produto das Escolas do Crime que são as Juventudes Partidárias. Na sua maioria, são individuos sem qualquer mérito, lambedores de escroto e abanadores de bandeira que vão ocupando lugares nas autarquias (xiii... Fundão. Medo.) sem nunca terem arregaçado as mangas e feito algo de relevante, algo que não seja feito em benefício próprio e em prol do bicho monstruoso que servem.
- Eu não quero ser representado ao mais alto nível por pessoas que me envergonham;
- Eu não quero ser representado por pessoas que não me inspiram;
- Eu não quero ser representado por ladrões, lambões e servos de um tipo de existência assente em aparência social que me causa náuseas.

Posto isto, vamos às coisas boas: ontem foi dia de Ignite Portugal no Lx Factory. Para mal dos meus pecados só me apercebi do quão fantásticas foram as apresentações quando me sentei a bebei uma cerveja com o Xina que tinha acabado de lá sair.
Trata-se de uma daquelas conferências tipo TED que mostram que o mundo de hoje está cheio de coisas boas. De bons exemplos que podemos e devemos seguir. Cada vez há mais reuniões destas, sem fins lucrativos, grandes tertúlias das quais se sai inspirado.

Como nem toda a gente tem Facebook, deixo aqui um vídeo com uma das apresentações para que se perceba do que é estou a falar:


E os Telejornais, o que é que têm a ver com isto? Nada! Apenas entram no título porque alguém disse lá no Ignite que apenas começou a dar passos em frente quando deixou de ver telejornais e percebeu que nem tudo são desgraças.

4 comentários:

Anónimo disse...

Olha o Socrates começou na JSD!!!

Rui Lança disse...

Excelente post. Muito bom este 'grito' de revolta.

Abraço

dvaz disse...

Anónimo: Fixe para o Socrates! Deve ter sido uma excelente escola, ao nível de todas as outras.

Rui: tudo ok? um abraço. Ouvi dizer que vais ter de dar notas a um amigo (A.Amaro, ali na ESEstoril). Ele falou bem das tuas aulas, considera isso na nota por favor ;-)
(estas duas frases só provam que a cunha é uma instituição nacional. Até nos blogs!) ehehehhe

Rui Lança disse...

Sim, o André falou-me nisso. Felizmente, ele não precisa de cunhas, pois já tem ali competências em que a aprendizagem vem por arrasto!

Td bem ctg? Pena daquela ideia de coaching na FTP n ter avançado.

Abraço