quarta-feira, abril 20, 2011

Ueli Steck

Assim de repente, no FB, cruzei-me com este vídeo do Ueli Steck e tive de o partilhar aqui. Para quem não conhece esta face (Eiger) foi uma das últimas Faces Norte dos Alpes a ser escalada. Fica em linha de vista com Grindelwald (acho, nunca lá estive) e por alturas da 2ª Grande Guerra a sua escalada foi um feito muito cobiçado. Foram muitas as tentativas falhadas, algumas com estrondo e à vista. Entre o grupo que primeiro subiu esta face estava o Heinrich Harrer, o fulano que depois escreveu o 7 Anos no Tibete.

Aqui o amigo Ueli Steck é sem dúvida uma das grandes máquinas de toda a história do alpinismo mundial e ultimamente tem-se destacado a bater recordes de velocidade em faces "impossíveis". Este pequeno vídeo é de quando o gajo fez o Eiger em 2h47m. Consta que há dois dias atrás fez algo do género (10h30m) num cume de 8000 metros, o Shisha Pangma. 

Tiro-lhe o chapéu a ele e a quem realizou este vídeo que está muito, muito fixe!


3 comentários:

João Correia disse...

hmm...esta tua paixão pelo Alpinismo não te levará um dia para a federação da modalidade?...tu nem te atrevas. ;-)

David, boa ideia este post. Grande abraço.

dvaz disse...

Grande João, boas! Tudo ok contigo? Li que agora és ciclista. Como está a correr?

Quanto ao Alpinismo podes ficar descansado, a federação que existe actualmente (FPME) não tem sequer o estatuto de utilidade pública desportiva. Esse estatuto está nas mãos da Federação de Campismo e para mim montar tendas não é desporto. Portanto...

De qq das formas também me parece que no dia que isso acontecesse logo aqui estaria a falar de Triatlo bem mais à vontade do que hoje em dia.

Grande abraço para ti!
(olha que eu não sei de nenhum IM em Castelo de Bode. A verdade é que o Vasco viaja a tal speed que há muito que não falo com ele e podem haver coisas que me escapam, mas para 2011, não me cheira...)

Catarina disse...

Maravilhosamente fantástico!