segunda-feira, maio 30, 2011

Scarponi vence Giro 2011

Olá!
Alguém tem de noticiar as coisas como ela são: o resultado do Contador não conta e por isso quem venceu a prova foi o italiano da Lampre Michele Scarponi, seguido do Nibali e do John Gadret (se entretanto não se vir envolvido em algo estranho).

O contexto
Ontem lá terminou mais um grande tour, desta feita, o Giro à Itáliana. Para mim a mais bonita das três grandes voltas. Como é feita no mês de Maio e cruza imensas montanhas nevadas veêm-se as melhores paisagens.
Acresce que os organizadores italianos não se ralam muito com a perfeição da coisa e espetam com os corredores por sítios impensáveis e, simultaneamente, espectaculares: estradas sem alcatrão, estradas em que não passam carros etc e tal.
Feita a introdução, vamos à reflexão que aqui me traz: o Contador.

O sacana do espanhol é bom, é mesmo muito bom. Mostrou neste Giro uma superioridade impressionante e sinceramente não acredito que um gajo que está na mira das autoridades fosse arriscar algo de ilícito neste Giro. Contudo, isto não significa que eu acredite que o Pistolero é limpo e não mereça ser castigado. Estou convencido que com o adiamento do julgamento sobre o positivo dele (umas 49 picogramas de uma substância que faz bons bifes de vaca e que foram registadas no dia de descanso do Tour 2010 em Pau) o Contador perde a oportunidade de ir à Volta à França 2011.
Ora, independentemente de o valor registado da substância ser quase nulo, a verdade é que estava lá e portanto ele tem de responder por isso.
A defesa do espanhol diz que a culpa é do bife que deram ao moço, mas acontece que há lá uma alínea na legislação da WADA que diz que em última análise cabe ao corredor responder pelo que mete goela abaixo. É por existir alínea que os ciclistas deixaram de beber a água que os espectadores de beira de estrada lhes davam. Foi também por esta alínea que o Rui Costa foi condenado (provou que o problema vinha de suplementos contaminados) e esteve suspenso cerca de vários meses.
Em primeira instância coube à Federação Espanhola julgar o seu melhor corredor (opinião minha: o melhor espanhol de todos os tempos) mas não tiveram cojones para o condenar. Meteram-se os políticos no processo e o gajo foi ilibado, a culpa foi da vaca. Como seria de prever a WADA e a UCI não se podem permitir que uns sejam condenados por comerem coisas afanadas e o Pistoleiro continue ai a fazer provas. Não pode ser. E tanto não pode, que não vai ser. Ou isso, ou é tudo uma grande palhaçada e uns são filhos da mãe e outros são filhos da vaca que deu os bifes. O caso segue agora para o TAS.

O Patrão do Tour, um tal de Proudhomme (acho que não me enganei, este texto é todo escrito de cor e salteado), só quer ter o Contador depois de o Tribunal Arbitral du Sport decidir que o homem é efectivamente inocente e compreende-se: imaginem vocês que o Contador vai ao Tour e ganha. E depois vem o TAS (como eu acho que virá) e desclassifica o vencedor de 2010 e 2011. Junta-se o caso do vencedor Tour 2006 ter sido outro que não o rapaz que levantou os braços em Paris e temos uma prova completamente estragada.
Assim sendo, digo eu: o Contador não vai ao Tour porque os organizadores não se podem permitir o risco de 3 dos seus vencedores dos últimos 5 anos (2006, 2010 e 2011) serem outros que não aqueles que venceram na estrada.

Como o pessoal que comenta o ciclismo na Eurosport vê um ciclismo muito, muito diferente do meu e o resto da Comunicação Social sabe tanto daquilo como eu de Mandarim achei que devia dar a minha visão das coisas.

Também tenho aqui umas ideias sobre o Armstrong, mas para já não tenho tempo de as partilhar. Fica para outro dia.

7 comentários:

Fernando Carmo disse...

Pois!

Miguel Andrade disse...

Bem dito!

montanhacima disse...

Seria caso para dizer:

- Contador... de histórias!

Miguel Andrade disse...

E vai mesmo ao TdF. As datas são 1 e 3 de Agosto...

dvaz disse...

eh pah... olha que eu acho que não vai... O gajo está condenado a ser condenando. Não há outra hipótese. Assim sendo acho que os organizadores do Tour vão convencê-lo que é melhor é ele descansar e ir depois à Volta à Espanha...

Eu não sei nada disto mas acho que é relativamente simples explicar ao Rijs (confesso vencedor mamado do Tour 96) que não se está na disposição de arriscar prestígio (um parco recurso no meio velocipédico)da prova...

Miguel Andrade disse...

David,

Só estou a falar sobre o que tenho lido e de acordo com estes artigos:
http://www.cyclingnews.com/news/light-schedule-for-contador-before-tour-de-france e http://www.cyclingnews.com/news/aso-can-not-stop-contador-racing-tour-de-france

Ou seja o Rijs já está a dizer que ele vai e não existe nada que o impeça de correr. Vamos ver. (Já não digo nada com a reentrada do Ricco...)

Grade disse...

E com um bocadinho de sorte o ricco também arranja maneira de ir lá correr...ao TdF entenda-se!

Se o Contador for ao tour, então o melhor é nem ver a prova! E se ele ganha aquilo, arriscamo-nos a que o vencedor do giro e do tour de 2011 seja virtual!

Ou então é ilibado e não vale a pena continuar a ver ciclismo, porque é tudo uma comédia mal amanhada!