quinta-feira, julho 13, 2006

Carros de Foc

Sexta-Feira, dia 21 de Julho, rumo aos Pirinéus para fazer o Carros de Foc. Trata-se de uma brincadeira que vou fazer com mais três parceiros (->ver o montanhacima.blogspot.com<-) e que consiste de uma "prova" de montanha em que o atleta tem por objectivo ligar (caminhando) 9 refúgios de montanha. O percurso tem uma extensão de 55 Km e um desnível acumulado positivo de 9200 metros (as altitudes varim entre os 1900 m e os 2700 m) o palco da actividade é o Parque Nacional de Aiguestortes, no Vale d'Aran, Pirinéus Catalães. Foi em 1987 que alguns Guardas do Parque Natural se lembraram de fazer a travessia Pallars-Aran-Ribagorça num só dia. Essa travessia foi chamada de Carros de Foc. Desde então, seja de Inverno ou de Verão quando alguém faz a travessia num só dia, passando de refúgio em refúgio, por entre picos e corredores diz-se: ¡Hoy pasan los Carros de Fuego!.

O motivo pelo qual meto a palavra prova entre comas é porque esta minha travessia vai ser feita não no formato competitivo (num só dia) que se designa por "Sky Runer" mas sim no formato "Open". Neste formato não estamos obrigados a cumprir requisito algum de tempo, apenas temos de passar por todos os 9 refúgios, terminando onde começamos. Cada participante recebe um "forfait" onde são carimbadas as horas de passagem por cada um dos refúgios:



Vamos seguramente aproveitar para fazer umas valentes chapas que prontamente aqui vos trarei. Do programa nos Pirinéus faz ainda parte uma ascensão ao Besiberi:


Do plano desta ida aos Pirinéus fazia parte o Duatlo do Val D'Aran mas como não tive oportunidade de me preparar como a prova o exige optei por me estrear numa próxima oportunidade. Este Duatlo é bem durinho (9Km Corrida, 85Km Ciclismo, 16Km Corrida com muitas rampas a acompanhar) que me causa grande curiosidade.

4 comentários:

Anónimo disse...

Para ti só te digo isto: "És um cão!!!!", mas apesar da imensa inveja q tenho por não poder fazer AGORA esta volta, aguardo pelos teus relatos e ansiar que um dia mais tarde possamos incluir esta viagem no nosso roteiro Heidi atrás das Montanhas!
Um valente abraço!RM

Anónimo disse...

Tanta macheza no corpo tem este meu David! Correr 9 refúgios e sempre a "FOCar" ... é assim mesmo, miúdo! Espero, ansiosamente, pelos teus relatos e imagens ... Um beijo grande, meu amigo :)

Anónimo disse...

Entao conta la como foi focar la os carros :)

Anónimo disse...

Em Maio de 2007 vamos fazer isto de Bike... em 2 dias... para desmoer a Maratona de Abril!

YEEEEES

Abraços,

FC