sexta-feira, março 28, 2008

Bom fim-de-semana!!

Depois do treino da quarta passada, vou para Sul à procura de Garoupas!
Agora vou fazer um trote, embalar um par de cuecas, um par de piúgos e fazer-me à estrada.

Sorte e saúde!


quinta-feira, março 27, 2008

Coisas (cerca de várias!)

Uma coisa
Estes últimos dias têm sido bem movimentados no meu pequeno mundo. Ontem à noite houve palhaçada na piscina do Sporting. Vim a descobrir que tenho uma grande carreira pela frente no mergulho. Juntámos uma farrapada e toca de meter umas botijas às costas, barbatanas nos chispes e porras afins só para mandar cenário. Nos próximos dias hei-de publicar algumas das fotos idiotas que tiramos debaixo de água e contar-vos mais pormenores. Para agora interessa dizer que, sou mesmo bom a chupar garrafas!! Vinho, cerveja ou oxigénio, venham garrafas para mim!! Consegui respirar o dobro da malta. Eu gosto de pensar que é porque andei ali feito tubarão a dar gás e também porque sou o feliz proprietário de uma grande caixa pulmonar. Contudo, diz quem sabe que eu sou apenas bruto que nem uma porta. Enfim... pontos de vista diferentes...

Outra coisa

O Garcia já deu de frosques para o Makalu. É a quinta montanha mais alta do planeta. Desta vez o Aurélio Faria (da SIC) não foi com ele. É pena, porque o Aurélio vinha fazendo um trabalho muito bom a acompanhar as expedições do João, mais ainda porque lhe era extremamente útil no Campo-Base com as comunicações, media, meteorologia, etc. Assim sendo, para além de ter de pensar na sua escalada o JG ainda terá de se ralar em organizar as cassetes de vídeo e o camandro. Seja como fôr, o Aurélio está a coordenar um blog que irá relatar o que se fôr passando por lá.

Aqui está o endereço:
http://sic.sapo.pt/online/blogs/makalu

www.millenniumbcp.pt/joaogarcia

Aos sábados, a partir de 12 de Abril, também podem ler no Record uma crónica escrita pelo João. E olhem que é mesmo ele que escreve lá de cima.

De resto a equipa da expedição é um verdadeiro dream-team! Cinco artistas bem enfurecidos e com muita experiência de himalaísmo. Para além do JG, estará o "triatleta" Jean-Luc Fohal (http://www.jeanlucfohal.be/). Estará um australiano muito forte, já com 12 dos 14 cumes de 8 mil metros no currículo, o Andrew Lock (http://www.andrew-lock.com/). Estará ainda o inglês Neil Ward, que a subir ao Makalu completará os 14 cumes e finalmente o operador de câmara mexicano Hector Ponce de Leon que conta apenas (!!) com quatro.

A subida será uma novela que se desenrola beeeemmm devagar e com muita pachorra. Para já, o JG e o JL-Fohal vão aclimatar no vale de Khumbu e só lá mais para a frente a expedição monta arrais na base da via do Makalu.



Ainda outra coisa
Este fim-de-semana (na madrugada de sábado para domingo) os portugas aqui do Triatlo iniciam a temporada internacional em Mooloolaba, na Austrália. O grupo é de 5 atletas. A vencer a prova, a Vanessa Fernandes vai bater o record de vitórias no circuito das Taças do Mundo de Triatlo pertença da Emma Carney (Austrália). A Vanessa está super, mais forte que em qualquer outro início de época da sua carreira mas lá em baixo nunca é tarefa fácil. As condições climatéricas são bem distintas das nossas (há europeus que quando correm ali parecem peixes fora de água), as australianas estão numa fase bem mais avançada da época e quando correm em casa são intratáveis. Vai ser uma prova duríssima e o primeiro grande teste com vista aos Jogos. A Anaís também lá vai estar.
Nos homens, as coisas são ainda mais brutas. É uma briga imensa nas provas masculinas, muito contacto físico na água e uma competividade assustadora. Vamos lá ter três machos lusitanos: o mê prime Zé Pais, o Puto Silva e o Marquês de Rio Maior.
Cheira-me que o Puto Silva vai brilhar... Por norma, o Pais faz grandes inícios de época. Espero que ele esteja assim bem, bem picado e faça valer o caparro para saír bem colocado da água. Se assim fôr, vai estar na frente até ao fim! O Duarte é que está ainda um pouco atrasado na sua preparação (esteve 20 dias doente) mas como nada sempre muito bem pode apanhar o comboio e fazer um bom resultado.
Os dados estão lançados. Agora é dar ao caneto!!
Beijinhos e abraços.

segunda-feira, março 24, 2008

Semanário.3

Olá!!!!!
É só para dizer que sim senhor, que estou vivo e muito, muito bem de saúde!!
Passei os últimos dias a mostrar o país a umas amigas de Itália. Começámos pelo Porto, ficámos lá dois dias. Já passámos por Coimbra e com vários stop-overs pelo meio, chegámos a Lisboa. Ontem foi dia de turísmo à prossional: Sintra (com assalto ao Castelo dos Mouros incluído), pic-nic no ponto mais ocidental da Europa, queijadas e travesseiros em barda e fim de noite na praia com lua bem, bem cheiiiiiiinha.

Planos para os dias seguintes:
Amanhã volto ao Porto. Depois, com a quantidade de jarda que nos anda a sair da boca, seguramente que terei de mandar benzer a boca no final destes dias. Depois disso, na quarta, vou fazer mergulho (com garrafas às costas e tudo), na quinta ainda não sei, e ódepois vou para o Algarve. Vou tentar fazer um misto de trabalho e lazer.

Vou ver se consigo deixar notícias. Senão conseguir é porque ando de certeza melhor que muitos de vocêses (isto sem querer estar a fazer remela, claro...).

Para acabar deixo uma musiqueta que me fez companhia esta manhã. Curto o refrão, é alegre:



Beijos e abraços!

segunda-feira, março 17, 2008

Semanário.2

Mais do mesmo: uma semana a 300Km/h, sem tempo sequer para digerir o dia-a-dia...
Se isto assim continua chego aos 100 anos sem me aperceber. Mais! Chego lá sem sequer ter tido tempo para arranjar a lâmpada do espelho da minha casa de banho!!

Resumo rápido da semana que passou (esta ainda agora começou e eu já estou atrasado): queria ter pedalado durante a semana mas não pedalei; Queria ter nadado no mínimo 3 vezes mas só nadei duas; Queria ter corrido 3 ou 4 vezes, mas só corri duas. Aviei os comentários dos Duatlos de Matosinhos e Penafiel. Matosinhos deveria ter passado no domingo mas acho que por causa do Hóquei do Porto aquilo não passou. Na quarta-feira fui jantar ao Fundão, voltei a Lisboa eram 3h30 da matina, às 7.30 de quinta estava a pé. Na sexta fui dormir a Coimbra, deitei-me às 5 e tal, às 7h30 estava a pé.

Esta ida a Coimbra teve a ver com a Detecção de Talentos que estamos a fazer. Em baixo meti um par de fotos.

Ontem, em Lisboa, era dia de Record do Mundo na Meia-Maratona. O Moia abriu os cordões à bolsa e trouxe cá o Gebrselassie - Recordista do mundo na Maratona com 2h04h26s em Berlim, no ano passado. É fantástico ver este amigo a correr! Fui acompanhar de bike, do outro lado da estrada. A certa altura ele rolava a 25Km/h, assim!, na boa. Mas o dia não estava de record. Para começar só vi lebres na frente do Haile até ao 8º km, depois soprava um vento norte que me pareceu suficiente para influenciar o andamento. Fez 59m13s, não foi record do mundo mas mesmo assim melhor marca mundial do ano. Abro um parêntesis para lembrar que eu já ganhei a este amigo, em Londres, no ano passado. É que ele encostou e eu não, temos pena...

Ainda sobre a Meia-Maratona de Lisboa. Acho que está na hora de a prova dar o passo seguinte e isto passa também (muito) pelos media. Acho louvável a organização do Maratona Clube PT conseguir pôr 30 mil pessoas a fazer algum (pouco) desporto domingos do ano. Agora... o pivot da SIC dizer "35 mil atletas fizeram a Meia-Maratona...". Vamos lá ver amigo... Aquilo ali mete 30 mil pessoas, sim senhor... mas dessas só 5 mil fazem a Meia (até a Corrida do Tejo envolve mais chips de tempo) e no que toca à malta da Mini, aquilo é um chabascal medonho! Aquilo não é corrida não é nada! A malta vai lá molengar. Qualquer desgraçado que até tenha boa vontade e queira correr qualquer coisinha tem necessariamente de lutar contra os carrinhos de bebé, os assadores de febras, as tunas, os farneis e ainda se habilita a ouvir uma bronca caso mande sair da frente para correr "eu também paguei e por isso vou à velocidade que quero oh normal!!". Ou seja: está na altura de educar todos quantos lá vão que aquilo é UMA CORRIDA (CO-RRI-DA...). E que nas corridas convém dar um tratamento especial (a quem?) A QUEM CORRE... E que o chabascal e os carros alegóricos devem ficar reservados (para quando?) PARA O CARNAVAL... e por ai em diante...

Uma notinha ainda o público... um gajo depois de correr a Maratona de Londres onde o público pura e simplesmente não deixa ninguém desistir (ah! em Londres, Berlim e assim não há cá meias, minis ou paneleirices afins, são mesmo 35 mil para a MARATONA) tal é a força que dão. Se há tipos parados na berma vem logo alguém com água, sugos e "Ála Cardoso: You can do it!! GO!!". É Lindo!

Aqui, o apoio é mais ou menos isto:
- "oh maricas os outros já lá vão!"
- "vai masé trabalhar oh malandro!" (mais lindo ainda quando é dito pelos pessoal a sair das discos da 24 de Julho)
- "vai lá que ainda os agarras!"
- "Pá merda pah! Quer um gajo ir para o Centro Comercial de carro e tem de mamar com tipos a correr"

Isto já vai longo! Por isso... BOA SEMANA A TODO(A)S!!



Haile ali de amarelo a fazer peitinho de rôla

domingo, março 09, 2008

Semanário

Já lá vai uma semana desde a a minha última mensagem...

Tenho muitas, muitas fotos e vídeos de Barcelona e também podia escrever uma série de coisas mas sinceramente já me apetece mudar um nadinha de assunto. Esta foi a minha 4ª maratona, e o segundo melhor tempo. Ainda que andem no ar algumas ideias acho que este ano já não farei outra. Para já vou mudar as agulhas e fazer coisas um nadinha diferentes.

Regressei a Lisboa na segunda-feira ao final da tarde e na terça à hora de almoço já me apetecia ir embora... Os meus dias têm-se desenrolado a uma velocidade assustadora. A acompanhar essa velocidade uma sensação terrível: a de que - por mais que me desdobre - não consigo chegar a todas as solicitações, nem dar cumprimento a todos os pedidos. É uma sensação angustiante, sobretudo para que gosta de cumprir. Mas enfim... C'est la vie, há que procurar uma estratégia para dar a volta ao assunto!

Ontem, foi dia de Rotação. Tive de acertar os fusos. Se na sexta-feira à noite me deitei às 7 da manhã de sábado, hoje, a essa hora já o meu dia levava meia hora de existência. Este procedimento é duro, muito duro, obriga-me a ficar de molho durante quase 24 horas. As costas ressentem-se de horas a fio na cama e no sofá. Mas lá teve de ser...

Hoje foi dia de trabalho. Passei a manhã no Cadaval. A trabalhar nisto (as fotos são amigo Fernando Lobato):





À tarde, fui sentir o cheiro do mar. Soube-me muito bem! Mais ainda, animado pelo curtido do Nelson Juahão! :-)



Bom Natal e boa semana a todos!

Ass.: O + Rico Filho da minha Nelinha das Lãs

domingo, março 02, 2008

2h59m30s

Dureza de percurso!!! Irra, não há um metro plano, ou se está a subir ou a se está a descer. Isto quer dizer que a prova é muito exigente em termos musculares. Seja como fôr, cheguei à meta e abaixo das três horas. Missão cumprida (e comprida)!

Esteve um calorzinho bem jeitoso, de tal forma que a malta chegava à meta e mais parecia um presunto, todos cheios de sal...

De resto, as sensações nunca foram grande coisa, fiz os primeiros km's com as lebres do Martim (Sérgio e Jourdan) mas os batimentos foram para lá dos 170, de maneiras que levantei o pé. Mas aquela sensação das pernas andarem sozinhas nunca a encontrei, foi mesmo o percurso todo a puxar pelo nervo do cú!

Quanto ao resto dos farrapos que aqui vieram: ganhei ao Lino (o gajo encostou), o Carmo 2h43m, Amaral 2h48m, Martim (e lebres) 2h49m, o Slava 2h57m, o Zé Maria fez 3h26m e Bila 3h39m.

Vamos ver se o amigo Zé Maria faz post da sua experiência, a avaliar pela emoção com que cortou a linha de meta podemos ficar à espera disso!

Agora chego ali abaixo e peço 5 canhas, 2 Whoopers, 3 Sundaes de Chocolate e uma travessa de camarão frito!!!

"Pu*as chegaram aos Vítores!!"

sábado, março 01, 2008

< 24h to go...

Estou já a menos de 24 horas da maratona e já fiz o filme todo. Aqui vai:
  • às 8.30, ali na partida, vou estar assim (enfurecido!!)


  • Às 2 horas de prova vou estar assim meio-coisinho (com a chamada cara de peido). Género, "secalhar já me deixei encavar, para a próxima tenho de treinar mais..."


  • No fim... bem, no fim já sei que terei malta a gozar comigo.

Só uma notinha muito positiva para o senhor do hotel que queria cobrar 20€ por a malta usar umas toalhas. É que de facto, 85€/noite, por esta suíte ainda é demasiado barato.

E é tudo, aqui do quartel-general das pegas lusas que amanhã vão dominar o asfalto barcelonês. Se conseguir dou notícias depois da prova. Sorte e saúde!