quinta-feira, agosto 28, 2008

E depois podes assim oferecer aos amigos?

Ãh Ana? Vá lá!!!! Vá lá!! Vá lá!!!

Claro que eu depois, com eles nos pés, iria quebrar um pouco desta minha imagem de macho, mas olha... valia a pena porque o raio dos ténis estão cheios de cenário!!


O kodak do teu primo Benjamim também está assim ao nivel do espectacular!


Toma daqui uma valente beija de muitos parabéns pelo teu trabalho!

Ao resto do pessoal eu peço que 'Spread the News', assim a Ana enriquece e pode trazer muitas e muitas amigas belgas, holandesas (e tudo e tudo) a passar muitos dias em sua casa e convidar-me para jantar. Não é?? ;-)

segunda-feira, agosto 25, 2008

Eh pah... Muitos Parabéns!!

Não sei se ao Fernandes Pires - O Jornalista - se ao Manuel Travassos - O Alpinista...

Bom... em primeiro lugar ao Zé Maria que me deu a dica para esta verdadeira pérola.

Isto só mesmo na Tugolândia. Um gajo qualquer diz que foi o primeiro numa porcaria qualquer e um jornal com a (suposta) credibilidade do Jornal de Notícias faz logo uma valente notícia do feito.

Alguém valha por favor ao Sr. Jornalista que, de competência para validar as informações que lhe dão, nada tem. E alguém acuda por favor também ao Manuel Travassos, que mesmo estando "muito orgulhoso por ter sido o primeiro português a conseguir este feito" (subir ao Elbrus), tem de ser chamado de volta ao planeta Terra.

Aqui fica o link para esta pérola da informação nacional.

Ao Manuel eu desejo as maiores felicidades na conquista dos 7 cumes. Se estas declarações vieram tal e qual da sua boca, então, daqui por uns tempos vamos ter mais notícias do primeiro português no Aconcágua e do também primeiro português no Evereste. Mais: a avaliar pela cara de pau, deve vir dizer que subiu aos 8850 metros em estilo alpino, de inverno, por uma via nova e claro, sem oxigénio!

quinta-feira, agosto 21, 2008

Emoção

Em jeito de rescaldo e ainda emocionado com os saltos que deram ao Évora o título olímpico apetece-me escrever sobre a prova que (naturalmente, ou 'naturalidademente') mais me dizia: o Triatlo Masculino.

Por muito que me empolgue (e empolga muito) ver o Duarte ou a Vanessa competir ninguém me fez sofrer tanto como o Bruno. Provavelmente há quem não saiba mas eu estou no Triatlo porque sou amigo do Bruno desde criança, começamos a andar juntos de bicicleta, e com ele me fui chegando à modalidade ao ponto de esta se confundir - em absoluto - com esta minha existência.

O Bruno não é uma Vanessa. Não é extrovertido, nem tem um sotaque curtido. É introvertido e não tem grande gozo em falar em público. Por outro lado, é dos gajos mais honestos, generosos e trabalhadores que conheço. Onde nascemos, no Fundão, não havia piscinas e não havia (nem há!) desporto para os jovens. Apesar de começar treinar natação e corrida já tarde e com um atraso significativo para o outros portugueses, a genética e dedicação fizeram dele o melhor triatleta nacional.

Do nível nacional aos Jogos faltava um nadinha. No Mundial da Madeira em 2004, quando estava já (virtualmente) entre o lote dos Olímpicos de Atenas, um precalço em prova fê-lo ficar de fora daqueles Jogos. Eu teria de certeza encostado, mas ele teve a coragem de cruzar a linha de meta em lágrimas. Vingou-se semanas depois quando se sagrou Campeão da Europa Sub23, na Hungria.

Há dois dias atrás, vê-lo ali, em pleno percurso olímpico, a liderar o pelotão dos melhores triatletas deste planeta, deixou-me com as lágrimas nos olhos e pele de galinha. Vê-lo atacar e passar sobre aquele paredão sempre de forma 'tão fácil' e a fazer tudo certinho: a comer, a beber e passar a mão no rabo; um tique que nem sei se ele sabe que tem, mas que quer dizer que aquilo vai fácil! :-)

Numa prova de triatlo masculina tudo pode acontecer. As diferenças são mínimas. De todos quantos lá estavam o Bruno só ainda não ganhou ao Noya, de resto já todos perderam com ele. Até já fez dois pódios em Taças do Mundo.

Neste Jogos o Bruno fez tudo para ficar com a meia-dúzia da frente, não conseguiu, mas ficou entre melhores, que disso ninguém tenha dúvidas. Afirmar-se como um dos 20 melhores do planeta numa realidade brutalmente competitiva é obra! O Bruno fê-lo em estilo e com muita, muita atitude!

Fica assim feita a minha homenagem a um Amigo que acredito, se também ele acreditar, pode daqui por quatro anos estar num dos lugares do pódio de Londres.

Bruno quando se preparava para descarregar o medalha de Bronze em Atenas

Grande Évora!!!!

Há personagens que me marcam. O Nelson Évora é uma delas. Só o conheci um nadinha mais de perto há dias atrás, na aldeia olímpica, e curti logo a pinta do artista. Cada vez mais acho que um fulano capaz de ter um sentido de humor como o dele só pode ser muito inteligente. Provou-o há dois minutos atrás: Campeão Olímpico!!! Estou-lhe rendido!

Parabéns!!

Ah! e a Vanessa também tem dotes de adivinha. Disse-me assim quando vinhamos da aldeia olímpica: "sonhei que andava festejar uma medalha com o Nelson..."

segunda-feira, agosto 18, 2008

PRATA!!!!!


Já ficaram a saber o que almocei! :-)

domingo, agosto 17, 2008

<24h to go...

Falta já muito pouco para começar o triatlo aqui pelos Jogos. Aqui está tudo afinadinho para amanhã sair uma grande prova à Vanessa. Muito sinceramente acho que as coisas lhe vão sair bem. O sair bem não quer dizer necessariamente Ouro, mas estará sempre estar na luta pelas medalhas (a menos que . Mas também vos digo, aqui que ninguém nos ouve, EU ACREDITO!

Os últimos dois dias foram bastante movimentados para mim. Estive na Grande Muralha assim meio a correr, segui logo para estádio no dias das eliminatórias dos 100 metros masculinas e dos 10.000 femininos. Muita giro aquilo por lá!! Estive por lá com a minha prima, a Rosinha.




Ontem voltei ao estádio para ver a final dos 100 metros masculinos. Então aquele corno não faz os últimos 15 metros já de flaps abertos assim tipo para abrandar?! Brutal!!!
Hoje fico-me por aqui, vou p'ra cama que amanhã o dia vai ser longo. Amanhã posto o vídeo do meu primo o Phelps a ganhar a oitava medalha. O gajo insistiu para que eu lá fosse e eu fiz-lhe a vontade :-) eheheh
Beijinhos e abraços!!
Ah! afinal não vou estar eu na RTP a comentar. A posição de comentador prevista aqui para o percurso afinal não se confirmou. A opção seria fazê-lo em Pequim, num estúdio. Quis antes ficar aqui aos berros à nossa malta! Vão estar o João Pedro Mendonça e o Jorge Lopes, fica nas melhores mãos!

sexta-feira, agosto 15, 2008

Zhong Guo Jia You!!! Zhong Guo Jia You!!!

B'ora China!!! B'ora China!!!


Isto quer dizer que sou da China desde pequenino!! Já sou até considerado por muitos especialistas, o pequeno buda, o fan talismã. Aquele que quando está lá leva a sorte à sua equipa!!

Ontem ganhámos uma medalha de ouro de manhã e o jogo de volley à noite contra o Japão. E eu não tenho duvidas que isso só aconteceu porque lá estávamos nós a apoiar a nossa equipa, a China!!

O pessoal na rua ama-nos, tou a pensar mudar-me para cá!!

As vitórias e as cerimónias são emocionantes. Isto até arrepia...

Aqui o vídeo do ponto que deu a vitória no Volley à (minha) China contra o Japão.


Aqui o vídeo da cerimónia de entrega das medalhas na ginástica:


quarta-feira, agosto 13, 2008

Só para abrir o apetite *c/ vídeo*

Hoje tou cansado à bruta e por isso não vou escrever muito. Foi dia de conferência de imprensa aqui na Casa do Triatlo. Correu muito bem! Malta internacional e o camandro.

Depois fomos até ao centro.

Deixo-vos algumas imagens que por certo vos vão abrir o apetite!!!





Entretanto, num dos (milhares de) controlos a minha máquina caiu e partiu lá uma cena, mas acho que aqui o blog não sairá muito afectado, ainda funciona...


Algumas das imagens que aqui têm aparecido são do meu primo, o Vitó. O blog dele também está em Pequim e vale a visita: vicvfx63.blogspot.com. Quem também está por cá e a blogar é o Carmo: runinlisbon.blogspot.com. Passem por lá!!

Esta parte é nova:

terça-feira, agosto 12, 2008

Tanta saúde...

Meus caros e caras... tanta, tanta, mas TAANTA saúde que há naquela aldeia olímpica... Estou convencido que me terei apaixonado (senão me falham assim as contas de cabeça) umas 174 vezes.

Confesso que tenho alguma dificuldade em encontrar as palavras certas para descrever o dia de hoje. Passámos o dia em visita à Aldeia Olímpica, almoçámos e andámos por lá no passeio e ainda vimos dois dos combates do João Neto na Casa de Portugal lá na Aldeia.

Tirei várias conclusões:

1 - Vou-me qualificar para os próximos Jogos e depois caso-me lá!!

Oh pah...vocês, rebarbados (e rebarbadas) amigos iam dar-me razão. Alguns exemplos:

A minha prima Gabriela (Brasil). Teve problemas no Visa ainda fui tentar ajudá-la no MB. Foi por muito pouco que não lhe dei o meu Visa...





2 - Graças ao Nelson Évora fiquei fan de Esgrima e Ginástica (já tenho bilhetes)

Amei profundamente o artista. Genial! É sem sombra de dúvidas um do melhores comentadores desportivos que já ouvi. Aquilo são rasgos e rasgos de verdadeira genealidade. Numa primeira versão deste texto até o tinha citado. Mas decidi-me a apagar, ia ficar fora de contexto e vocês não lhe iam achar a mesma piada que eu. Leva o ouro da boa disposição!

Vou ficar a torcer por ele! (vai competir à mesma hora da Vanessa)

3 - Estou oficialmente a torcer pelas 8 medalhas de ouro do meu Primo Phelps

E porquê? Porque o gajo me veio pedir para tirar uma foto comigo, e eu lá anuí. Reparem na felicidade dele comparada com o meu fréte. Vá, boa sorte meu rapaz que tu até nem nadas mal...


4 - O Neto foi roubado hoje no Judo!
Os comentários do Pedro Dias não deixam margem para dúvidas! Fomos gamadas. Aqui fica a treila do pessoal na Aldeia a sofrer por. Até já o Zé Bikwélú se abanava todo...


segunda-feira, agosto 11, 2008

Faltam 7 dias

Faltam 7 dias mas primeiro que um gajo tenha tudo afinado aqui na Jundu Tourist Villa é um drama! Foram precisos SETE cartões de crédito, um batalhão de recepcionistas, 4 telefones para tratar do pagamento da nossa estadia aqui e mesmo assim a coisa ainda não está pronta.
Estes amigos querem que paguemos adiantado e ainda deixemos uma caução... São de levar um tipo ao desespero. Mas eu já entrei no espírito: "ah queres que te pague um euro por cada cartão de identificação? Então fazes desconto porque o do Fernando Carmo foi imprenso na minha impressora!"
Estes artistas pediram-me 10€ para ir à piscina mandar umas braçadas. Onde é que já se viu?! Estão 74 empregadas, nenhum cliente e pedem-me 10€?????!!!!! por uma hora???!!! Vão lá roubar para a estrada!!

De resto, tudo a correr bem. As nossas malas já chegaram e o ambiente está do melhor. Os atletas estão relaxados e isso, para mim, é meio caminho andado para a coisa lhes sair bem em provas. Neste dias vão-se fazendo por aqui uns treinos que (para eles) é para desemperrar o caneto da viagem e para mim é mais para o convívio.


Bunito Jordão

Para já ainda não passeei nada. Há que primeiro ter tudo afinadinho aqui pela nossa área e só depois vai dar tempo para sair. Em principio amanhã estarei acreditado para uma visita à Aldeia Olímpica (é um drama que nem imaginam obter acreditações aqui...).

Agora vou bulir! Sorte e saúde!

sábado, agosto 09, 2008

Vídeos e fotos

Dois vídeos bem diferentes entre si (isto de ter de vir para tão longe para finalmente descarregar todos os videos que estão nos cartões da máquina dá depois nesta misturada de assuntos. Temos pena!):

O primeiro foi gravado no Aeroporto de Islamabad, e tem lá o Moons (Checo-Turco para os amigos) a contar como foi atingido por uma pedra do tamanho de dois autocarros (daqueles o motard americano Eivel Kanivel saltava às centenas) e de como o João voou para o salvar.



O segundo tem o Mister Santos a fazer uma apreciação técnica à pedalada do tipo a quem cravamos o regresso ao Hotel de riquexó depois de irmos visitar as Piscinas e a Pista onde a nossa malta irá fazer os últimos treinos antes de competir.






Interessa dizer que só naquelas instalações (que só servem os 110 tipos que competem no triatlo, muitos dos quais pouco treinarão já) estão lé metidas umas 300 pessoas entre seguranças, cozinheiros, voluntários para informações. Até um outro buffet lá tem dentro. É impressionante o que eles colocam à disposição das pessoas que vêm competir aos Jogos. Um luxo!

Aqui ficam umas imagens das instalações e do arsenal de segurança à porta do nosso hotel. Veêm-se algumas das obras de mobiliário e jardinagem urbana que estão a decorar as ruas. Vê-se ainda de costas o meu prime Belaubre que está magro como um espeto e não me admiro que se bata aqui pelas medalhas...


Ah! E o condutor do riquexó recusou-se depois a andar quando mais quando chegamos perto de uma das rampas aqui perto do Hotel. Valeram os nossos primos franceses que nos deram boleia.
Ah.2! As malas ainda não apareceram. Já tive de ir comprar mais roupa. Vou sair daqui com o guarda-fato remodelado e a carteira ainda mais chupada...

sexta-feira, agosto 08, 2008

As malas, o computador e o sumo

Pronto! Finalmente cheguei ao quarto... Isto e' porreiro, tem um desktop no quarto que um gajo pode usar. Mas va': ainda mal cheguei e ja posso contar alguns dramas.

Primeiros: o voo saiu atrasado de Lisboa, e como havia escala em Amesterdao comecamos logo a indigar se as malas chegariam com a gente a Pequim. A nossa escala foi mesmo `a rentinha mas as meninas do aeroporto`oh pah... sim senhor!! vao la descansadinhos que isso esta tudo acautelado, as malas la estarao a vossa espera em Pequim` Pois sim... tou aqui eu todo cagado, que ate meto nojo e a minha mala (com cerca de varios milhares de coisas valiosas la dentro, tipo radios, impressora e mais tralha para poder trabalhar) a curtir por Amesterdao... La vou eu daqui pouco comprar alguma roupinha para ver se me desenrasco e faco um trotezinho de corrida ao final da tarde. Haja Fe' que elas aparecam, senao vou ter de me suicidar aqui mesmo!

Segundos: ia eu descansadinho no aviao a ver no pc do Sergio o Ironman do Hawaii de 1989, eis quando senao a Newbie Frasier sai da agua e traz! o PC dele gripa! Ecra azul! Ate agora nao mais se voltou a deixar ligar.... E' dramatico porque e' dentro daquele pc que estao a maior parte dos dados que temos de usar aqui nos Jogos. Haja Fe'!

Terceiros: depois de visitarmos a vivenda que sera', a partir de domingo, a Casa do Triatlo em Pequim e vistoriarmos minuciosamente cada divisao passei para cima de uma hora a discutir o pagamento de UM COPO DE SUMO servido de um garrafao!!!!! UM, senhores, UM!!!!

Um batalhao de funcionarias, dois interpretes e dois tugas a fincar pe' que o sumo esta' incluido no contrato que fizemos com este hotel vai ja para um ano... nunca o meu tempo valeu tao pouco... Mas pronto, e uma questao de principio. Foi duro, mas nao pagamos o sumo!! Mas tambem nao vou beber mais!

Ah! Neste hotel tambem nao me deixavam entrar sem uma acreditacao (`a entrada esta um aparado igual ao de um aeroporto) que se levanta na recepcao (que ja ca dentro) Eu la expliquei `Oh senhores mas voces nao vem que senao eu nao entrar nao consigo ter a acreditacao que voces me estao a pedir????!!!!!`

E Sao estes os primeiros acontecimentos dignos de registo. Vou tomar um banho e dormir 20 minutos, ` a pressa.

A cidade esta bem mais calma que eu imaginava. Quase nao ha transito e anda-se muito bem apesar dos imensos postos de controlo. A policia nao exibe armas mas sao mais que muitos.

Esta um calor do camandro, parece assim uma pequena grande estufa e eu nao gostava de correr uma maratona com este clima!

Ate' logo!

(Vou fazer como o meu primo, o Joao, e tomar um stresstab para lidar aqui com o pessual!)

quinta-feira, agosto 07, 2008

De partida para Pequim

Fica combinado que nos próximos dias continuo a saga Paquistanal.

Agora estamos de partida para Pequim. Vamoss arrancar daqui dois pontas de lança, para ter a certeza que quando os atletas lá chegarem (partem sábado, chegam domingo) está tudo a 100%. O voo para Amesterdão está atrasado por isso dá para despachar algum trabalho e deixar aqui qualquer coisinha. Vão passando por cá, eu levo pc e placa GPRS acho que vou conseguir ir publicando umas imagens da China.
Aqui em frente a mim o Mister Santos vai fazendo as últimas connections para termos a certeza que tudo quanto é preciso lá estará afinadinho...
Até breve!!