quarta-feira, março 04, 2009

"A montanha do espírito"

É isso que significa Manaslu. Esta montanha marcará (high spirits!!!) a dúzia. Umas daquelas dúzias de doze, assim bem contadinhas! Doze montanhas com mais de 8000 metros de altura no saco, foi à procura disso que o João Garcia partiu ontem para o Nepal. A ideia é então plantar um cravo lá no alto dos 8163 deste Manaslu.

O blog que vai acompanhar a expedição já está pronto. Fica aqui, vão passando por lá. O Aurélio Faria vai fazer o acompanhamento da expedição com gráficos, fotografias, vídeos e tudo e tudo.

Desta vez o João vai voltar a escalar com o Jean Luc Fohal e com eles vai estar ao longo de toda a expedição o Vitor Baía. O homem da meteorologia vai assim ditar a táctica directamente do Campo Base. Ah! Tinha-me esquecido: também vão o Johan Perrier e o irmão, o Coiso (não me lembro) Perrier.

O plano das festas será aterrar hoje, dia 4, em Kathmandú e por lá ficar até dia 7. A partir desse dia junta-se à festa a Senhora Dona Inês (boa viagem dama!) e partem para o Campo Base do Manaslu. Vão ser 10 dias a dar ao caneto. Quer isto dizer que lá para dia 19 de Março começa o sobe e desce desta via aqui na imagem em baixo.


Naturalmente que estando toda a malta a viver ao nivel do mar desde o mês de Agosto a ascensão vai demorar só assim um nadinha mais que os 12 dias que levou o Broad Peak, onde o JG já chegou aclimatado.

Ainda antes de partir, o JG foi dar cabo das canelas à FMH, olha ai o vídeo:

A reboque do blog oficial e dentro do que me fôr possível vou tentar acompanhar os desenvolvimentos e deixar aqui algumas pistas do que se fôr passando. Vão aparacendo aí!

Quanto a vocês (os que curtem): muita força na verga, divirtam-se e tragam de lá o cume no saco que desta vez, fica prometido, não deixo falhar as bailarinas russas!

2 comentários:

Paulinha disse...

Agora somos nós que importamos as previsões para voar na Serra da Estrela directamente dos 4800m do Manaslu :P
E quanto aos senhores que avaliaram o João... foram os meus professores de "FE" no ano passado... lol

Sara Lambelho disse...

O mano Miguel disse o mesmo ... mas já não me 'alembra' o nome do senhor.

Força aí nos pulmões para o melhor amigo do Fé ... :p