terça-feira, junho 01, 2010

Escalar na Estrela

Não tenho andado por lá (nem por aqui) pelo que só no fim-de-semana passado soube da verdadeira aberração que está em curso na Serra da Estrela: a proibição da escalada.

Em várias áreas da Serra, nomeadamente no Cântaro Magro - só um dos melhores locais para a prática que temos no país - foi proibido este tipo de visitação (ver links abaixo).

Procurei algumas informações na web e fui parar ao "Cântaro Zangado" de quem vou transcrever algumas informações (desde já muito obrigado!).

O Parque Natural (e quem mais por ali manda) tem umas estratégias algo bizarras para de promover o são contacto com a natureza. Vejam-se alguns exemplos:

- existe e é incentivado o acesso ao ponto mais alto da Serra usando automóveis. A maioria dos quais se dirige a um santuário natural chamado de Centro Comercial. Interessa referir que em determinadas alturas do ano se têm gigantescas, sonoras e poluentes filas de trânsito que transformam a rotunda de acesso à torre num cruzamento tipo Pina Manique.

- existe e é incentivado o turimo parolo que faz scú, deixa os sacos de plástico voar serra fora e que no fim deixa as latas de sardinha ou de cerveja com as beatas lá dentro.

- Não existe qualquer estratégia que vise incentivar as pessoas a visitar a Serra de forma não poluente, sugerindo trilhos e explicando onde e como devem deixar (ou não!) deixar os seus detritos.

- Existe e é propagandeada uma estância de ski que se conheçam os seus impactos ambientais e sem que exista um regulamento ambiental para a sua actividade.

- Fazem-se competições de todo-o-terreno e concentrações motard em pleno Parque Natural. Abrem-se estradas, alargam-se outras existentes, aumenta-se a capacidade de estacionamento, há vários pontos de despejo de lixos e entulhos que ficam por limpar durante anos e há esgotos a céu aberto.

E depois, escalar, sem deixar pegada... é proibido... gente estranha aquela dali...

Convido quem quiser saber mais e ter alguns termos de comparação a ler os seguintes posts do Blog Cântaro Zangado:
1 - Escalada e Visitação (http://ocantarozangado.blogspot.com/2010/02/escalada-e-visitacao.html)
2 - Dois picos, duas verdades: (http://ocantarozangado.blogspot.com/2010/02/dois-picos-dois-parques-duas-verdades.html)
3 - Não se compreende (http://ocantarozangado.blogspot.com/2010/02/nao-se-compreende.html).

4 comentários:

Manel disse...

Olá David, és mas é um "menino"...As comrades já cá cantam, 6h49m45s!!! Já fiz muita "macacada", mas prova como esta, com este percurso pensei que não existia.
Acho que na Europa "proibiam" esta prova.

Um grande abraço

Manel

Pedro Venâncio disse...

A nossa bela serra está entregue a uma cabada de bestas. Chegam ao desplante de andar a carregar neve do planalto superior num camião para as pistas de esqui (desta vez a GNR agiu e mutou).
felizmente há quem continue a escalar, aqui fica um exemplo bem recente:http://www.youtube.com/watch?v=S_FDMZZHDQ0

Abraço

Pedro Venâncio

Fernando Carmo disse...

Qualquer dia proíbem o BTT...
Se a isso juntarmos o alcatrão eleitoral colocado em localidades sem habitantes...
Triste!

FC

dvaz disse...

eh pessoal, boas!!

Manel: o tempo voa... porra nem sabia que já tinha sido a Comrades... Continuas em grande!

Venancio: tb nao tou a ver ninguém da GNR andar na parede a sacar malta mas que é parvo é...

Carmo: olha que não sei. Por acaso anteontem fiz a subida do Poço do Inferno para Piornos e com a quantidade de lixo que havia da Maratona BTT do Nacional os gajos talvez proiba... não pera! se caga a Serra então é para incentivar ;-)

Abraços