quinta-feira, março 27, 2008

Coisas (cerca de várias!)

Uma coisa
Estes últimos dias têm sido bem movimentados no meu pequeno mundo. Ontem à noite houve palhaçada na piscina do Sporting. Vim a descobrir que tenho uma grande carreira pela frente no mergulho. Juntámos uma farrapada e toca de meter umas botijas às costas, barbatanas nos chispes e porras afins só para mandar cenário. Nos próximos dias hei-de publicar algumas das fotos idiotas que tiramos debaixo de água e contar-vos mais pormenores. Para agora interessa dizer que, sou mesmo bom a chupar garrafas!! Vinho, cerveja ou oxigénio, venham garrafas para mim!! Consegui respirar o dobro da malta. Eu gosto de pensar que é porque andei ali feito tubarão a dar gás e também porque sou o feliz proprietário de uma grande caixa pulmonar. Contudo, diz quem sabe que eu sou apenas bruto que nem uma porta. Enfim... pontos de vista diferentes...

Outra coisa

O Garcia já deu de frosques para o Makalu. É a quinta montanha mais alta do planeta. Desta vez o Aurélio Faria (da SIC) não foi com ele. É pena, porque o Aurélio vinha fazendo um trabalho muito bom a acompanhar as expedições do João, mais ainda porque lhe era extremamente útil no Campo-Base com as comunicações, media, meteorologia, etc. Assim sendo, para além de ter de pensar na sua escalada o JG ainda terá de se ralar em organizar as cassetes de vídeo e o camandro. Seja como fôr, o Aurélio está a coordenar um blog que irá relatar o que se fôr passando por lá.

Aqui está o endereço:
http://sic.sapo.pt/online/blogs/makalu

www.millenniumbcp.pt/joaogarcia

Aos sábados, a partir de 12 de Abril, também podem ler no Record uma crónica escrita pelo João. E olhem que é mesmo ele que escreve lá de cima.

De resto a equipa da expedição é um verdadeiro dream-team! Cinco artistas bem enfurecidos e com muita experiência de himalaísmo. Para além do JG, estará o "triatleta" Jean-Luc Fohal (http://www.jeanlucfohal.be/). Estará um australiano muito forte, já com 12 dos 14 cumes de 8 mil metros no currículo, o Andrew Lock (http://www.andrew-lock.com/). Estará ainda o inglês Neil Ward, que a subir ao Makalu completará os 14 cumes e finalmente o operador de câmara mexicano Hector Ponce de Leon que conta apenas (!!) com quatro.

A subida será uma novela que se desenrola beeeemmm devagar e com muita pachorra. Para já, o JG e o JL-Fohal vão aclimatar no vale de Khumbu e só lá mais para a frente a expedição monta arrais na base da via do Makalu.



Ainda outra coisa
Este fim-de-semana (na madrugada de sábado para domingo) os portugas aqui do Triatlo iniciam a temporada internacional em Mooloolaba, na Austrália. O grupo é de 5 atletas. A vencer a prova, a Vanessa Fernandes vai bater o record de vitórias no circuito das Taças do Mundo de Triatlo pertença da Emma Carney (Austrália). A Vanessa está super, mais forte que em qualquer outro início de época da sua carreira mas lá em baixo nunca é tarefa fácil. As condições climatéricas são bem distintas das nossas (há europeus que quando correm ali parecem peixes fora de água), as australianas estão numa fase bem mais avançada da época e quando correm em casa são intratáveis. Vai ser uma prova duríssima e o primeiro grande teste com vista aos Jogos. A Anaís também lá vai estar.
Nos homens, as coisas são ainda mais brutas. É uma briga imensa nas provas masculinas, muito contacto físico na água e uma competividade assustadora. Vamos lá ter três machos lusitanos: o mê prime Zé Pais, o Puto Silva e o Marquês de Rio Maior.
Cheira-me que o Puto Silva vai brilhar... Por norma, o Pais faz grandes inícios de época. Espero que ele esteja assim bem, bem picado e faça valer o caparro para saír bem colocado da água. Se assim fôr, vai estar na frente até ao fim! O Duarte é que está ainda um pouco atrasado na sua preparação (esteve 20 dias doente) mas como nada sempre muito bem pode apanhar o comboio e fazer um bom resultado.
Os dados estão lançados. Agora é dar ao caneto!!
Beijinhos e abraços.

2 comentários:

HPereira disse...

Cabeça de merda o Site do andrewlock está errado!

Anónimo disse...

a culpa foi minha, o site é: www.andrew-lock.com
sorry.