segunda-feira, maio 26, 2008

Madrid






Et voilá! Madrid foi mais ou menos isto...
Agora estou de regresso à Lisbia, tentar trazer alguma normalidade e calma a esta minha existência. Já só faltam 5 semaninhas para o Monte Branco, vou ter de me aplicar para a coisa correr bem.

Faltou-me referir que as fotos que aqui aparecem são, na sua maioria, do Paulo Gonçalves e, em menor número, da Rita Eustáquio.

terça-feira, maio 20, 2008

O drama

Bute dramatizar à bruta???? Bute!!!! Coiso!!!! (coiso quer dizer anuência, anuir vá...)

Então é assim: vou ser operado à mão direita!
Não... não dei nenhum mau jeito enquanto fazia alguma coisa com ela.

Limitei-me a dar conta do mau aspecto que a cicatriz que ganhei há coisa de um ano atrás estar assim (como dizer...) horrível, ao médico aqui da Federação. Ele olhou e disse-me: "eh pah, tu tens ai uma coisó_rectractil!!" Traduzindo isto por miúdos: vou ter de ir a um cirurgião plástico para me reabrir a costura e perceber porque motivo tenho o dedo mindinho a ficar contraído e porque ainda sinto formigueiro constante.

Agora, pedia-vos que fizessem figas por mim para eu não ter de ir à faca antes dos Jogos Olímpicos, é que senão ponho em causa todo o meu plano alpinístico e isso seria uma catástrofe!!!

segunda-feira, maio 19, 2008

Cum catano!

Eh pah vocês desculpem lá mas hoje estou com o gás todo.

Hoje, pela primeira vez em muito muito tempo, estou a ter um dia normal de trabalho. Ainda não estou muito confortável com isso. Já não estou habituado e confesso que estou ainda algo zonzo. Acresce que devo precisar óculos, tou com a vista meio desfocada e não bebi!

Passaram-se tantas, tantas, tantas, coisas desde a última época em que mandei no meu dia-a-dia (ali por alturas da Maratona de Barcelona, nos primeiros dias de Março) que nem sei bem por onde começar. Provavelmente nem começo por lado nenhum. Passo já à frente e guardo o sumo e as cusquisses só para mim! É capaz de ser a melhor maneira de tratar esta minha existência a 200 km/hora...


Apesar desta forma acelerada de ver as coisas confesso que há aqui qualquer coisinha que não está a funcionar a 100%, mas isto passa!


No passado fim-de-semana, e a propósito da teoria da compensação da família do Daniel, eu dizia que sou um gajo mau de aturar: depois de passar muito sem dedicar tempo nenhum a quem (eventualmente) devia, decido compensar-me a mim próprio, fazendo as minhas coisinhas!! É tramado mas isto é mesmo assim, senão não estaria equilibrado (mais ou menos, vá...).


Assim sendo, e em continuação segue-se o seguinte (curtiram pleonasmo? sou um génio!!):

  • Próx. fim-de-semana para Madrid;
  • 31 de Maio e 1 de Junho: não sei, mas muito provavelmente para longe!
  • 7 e 8 de Junho: Faço anos! pela primeira vez nos últimos 15 anos tenciono fazer uma festa, daquelas mesmo brutas!!
  • 14 e 15 de Junho: Sicó ou Peniche;
  • 21 e 22 de Junho: não sei;
  • 28 de Junho: vou pá França, Chamonix, para subir ao Monte Branco. Pelo meio estou a pensar passar pelo Monte Perdido, nos Pirinéus. Também estou a pensar levar a bike de estrada e fazer algumas das subidas 'místicas' da Volta a França (ainda só fiz o Aubisque);
  • Agosto: Pequim

Tenho muitas mais coisas a fervilhar nesta minha cabecinha idiota mas a seu tempo darei conta disso.

Beijinhos e abraços.

E vão 10!!!

Ah pois é! E já lá vão dez cumes com mais de oito mil metros na conta do Garcia. Esta manhã, chegou ao cume do Makalu, a quinta montanha mais alta do planeta. Infelizmente não pôde ter no cume a companhia do (triatleta) Jean Luc Fohal, o companheiro belga, nesta expedição. Não sei se ele não se terá sentido em condições mas o certo é que hoje só mesmo o João e mais tarde um Francês e o seu guia Sherpa conseguiram chegar ao cume.


Para já o JG ainda está muito alto, está no Campo IV (7918 metros). Consta que estava um temporal do camandro e que o Campo III está cheio com a malta que vai subir amanhã (Andrew Lock e mais alguém, que não sei quem é). Amanhã deverá descer directamente para o Campo Base. Por sorte não tem de se ralar com desmontar campos de altitude e carregar para baixo, há mais pessoal da mesma expedição que ainda vai tentar a sua sorte.


Para já, o João passa a integrar um restrito grupo de alpinistas que já esteve nas cinco montanhas mais altas do planeta. Recordo que ele está a realizar, com o apoio do Millennium bcp, um projecto que passa por completar as 14 montanhas com mais 8 mil metros. Só há 7 pessoas no mundo que o fizeram sem recorrer ao uso de oxigénio artificial. Recentemente o Gnaro (um guarda militar Italiano, que por acaso vive em Alagnia, uma vila que se engalanou durante a minha estada lá, embora para o celebrar a ele) e o Ivan Vallejo (parceiro do João no Kangchenjunga) passaram a integrar esse grupo. Ao João ficam a faltar 'apenas' o Broad Peak, Manaslu, Nanga Parbat e Annapurna.


Parabéns João!!! Safa-te daí que temos de celebrar à bruta!


Para ficarem a par de todas as novidades passem por www.joaogarcia.com ou http://www.sic.pt/makalu.

A recarregar baterias

O passado fim-de-semana dediquei-o total e completamente a recarregar as baterias deste corpinho lindo. Vinha completamente derreado (a minha Nelinha 'privativa' das Lãs é que costuma dizer "aiiinnnhhh venho derreada") do Campeonato da Europa de Triatlo. À falta de tempo, meios e companhia para ir mais longe zarpei para a Serra da Estrela.

Não posso dizer que tenha sido um fim-de-semana de grandes aventuras. Aliás, foi de uma lanzeirice quase profissional! Também nisto eu sou uma máquina! Sou bom a dormir e a descansar. Não é que o faça muito e até tarde (antes pelo contrário) mas quando o faço, faço-o de forma muito competente e em silêncio (tipo ninja do sono). Assim, mesmo por debaixo da zona de escalada 'Cascata Musical', mostrei como é que se consegue ficar cansado de só fazer duas vias. Só acordei do meu sono porque a amiga Checa que foi connosco (a Ali) precisava mesmo de alguém que lhe desse segurança à fúria.

De resto, o programa foi de tal forma excursionista que até Pica-Paus e Moelas viemos comer a Manteigas! Mas o importante mesmo é que objectivo de descansar foi alcançado em grande nível!!

Esta manhã estou em pulgas para saber novidades do meu Prime, o Garcia. Deve estar, mais minuto menos minuto, a pisar o Cume do Makalu (o seu décimo 8.000 da carreira, é uma máquina!!). Logo que tenha novidades eu posto por aqui.

Beijinhos e abraços!

quarta-feira, maio 14, 2008

Omoletes sem ovos

Depois deste Campeonato da Europa de Triatlo podia escrever, assim na boa, um livro sobre as peripécias que aconteceram. Nunca, em toda a minha existência, estive tão cansado e stressado. Ainda estou com um ar de zombie que mete dó, mas pronto, já passou e daqui em diante as coisas só podem melhorar.

Este foi um bom exemplo de como os tugas conseguem fazer omoletes à bruta sem sequer ter um ovinho que seja. Aqui meia dúzia de gatos pingados da Federação, cravaram os amigos e meteu-se de pé uma chafarica que visto pela tv até parecia feita por gente profissional. É claro, que tivemos ali falhas brutais (sobretudo a de dinheiro) mas seja como fôr levo histórias que não vou esquecer nunca. Prometo que quando estiver sem o torcicolo que ainda tenho e um nadinha mais recuperado faço aqui um best off das situações...

Para começar um videozinho recolhido na noite de 5ª para 6ª, na única altura do dia em que o meu telefone já não tocava (não tinha bateria) e podia finalmente fazer qualquer coisa sem ser interrompido. No video é igualmente protagonista o farrapo do manáger Hugo 'O Cowboy' Sousa.


quarta-feira, maio 07, 2008

sexta-feira, maio 02, 2008

Já não é preciso ir à França!!

Isto a propósito de um comentário do meu Primo, o Ómar, o Pidá, Caçula lembrei-me de vos mostrar que cá em Portugal também já é moderno como na França:

"Um gajo mete a moeda e sai da criança"

Não sai bem uma criança, mas quase!!! Bota-se moedas para dentro de uma ranhura, €3,10 para ser mais específico, caminha-se para a rua e minutos depois é-nos oferecido um bólide, quase novo e quase igual ao meu. Ora veja-se!!



Spatacular!!!