sexta-feira, abril 30, 2010

:-(

Talvez a (aparente) facilidade com que o João Garcia fez cume no Annapurna faça alguém pensar que aquela montanha não fosse assim tão temível. Infelizmente a verdade é radicalmente diferente. Nos últimos dias, aqueles que acompanhamos os sites que cobrem as expedições no Himalaia, assistimos à tragédia praticamente em directo. Um dos alpinistas espanhois (curiosamente também triatleta) perdeu a vida algures na descida depois de passar 48 horas sozinho entre o Cume (onde chegara na terça-feira) e o Campo 4, onde já não conseguiu chegar.

Os contornos da história não são nitídos. Os espanhóis dizem que não ter havido solidariedade por parte dos sherpas que trabalhavam para a coreana Miss Oh (que completou os 14 cumes há dois dias) e que assim não fora e Tolo Calafate poderia ainda estar vivo.
Dae longe as vozes críticas e pseudo-sábias são mais que muitas. Mas na verdade não me parece que alguém possa opinar grande coisa a esta distância.
Encontrei críticas tremendas aos companheiros de Tolo (Carlos Pauner e Juanito Oiazarbal) que não só "o deixaram", como mandaram "para a morte" um sherpa para o encontrar. Aqueles dois companheiros mais um solidário alpinista Romeno (que subiu para ajudar nas buscas) acabaram eles próprios resgatados por um novo helicóptero de resgate a operar naquela região, protagonizando o mais alto (6900 metros) resgate por cabo da história.



Este acontecimento levanta, uma vez mais, uma série de questões sobre segurança, ética, solidariedade e na minha opinião também capacidade para escalar nos Himalaia. Não há dúvida que este novo helicópetero já salvou vidas mas será que tê-lo ali não vai resultar em que alpinistas menos bem preparados arrisquem a sua sorte, fazendo fé que (como nos Alpes) alguém os safe dos apuros??...

Muito mais conversa se poderia fazer sobre o sucedido mas como quem está fora racha lenha, eu deixo-vos apenas alguns links para o caso de quererem saber um pouco mais.

Audio de Juanito Oiarzabal
Gráfico explicativo