quarta-feira, junho 16, 2010

Patetices, alarvidades e anormalidades

Não, não estou a falar do brilhantismo desportivo da nossa Selecção de Bolas, nem tão pouco da brilhante estratégia de comunicação que por ali está em curso. Está mais que visto que os tipos das bolas querem usar a mesma táctica de comunicação que foi usada nos Jogos de Pequim. Mas adiante... aquilo é bola, deve estar tudo certo.

Ando aqui com a história do encerramento das Escolas com menos de 20 alunos e das portagens nas SCUT a martelar-me o juízo há já uma série de tempo. Para mim, a imagem é só esta: se esta merda de país fosse um barco já tinha adornado para estibordo. Eh pah... fechem o interior, deitem-lhe o fogo, vendam-no a Espanha para minimizar o deficit, façam uma merda qualquer dessas!

Secalhar as histórias das SCUT e das Escolas até estão relacionadas: a ideia deve ser ter apenas duas grandes escolas: uma no Porto e outra em Lisboa e depois os alunos para poderem estudar têm de vir pelas SCUT (porque não há comboios nem estradas alternativas) e pagar à séria. O plano só pode mesmo ser este.

Conto-vos o que sei: quando eu estudava no Fundão havia uma série de alunos que vinham todos os dias das aldeias do concelho. Normalmente há uma ou duas camionetas pela manhã. Por exemplo, quem viesse detrás de Silvares ou da Aldeia de S. Francisco de Assis teria de se levantar antes das 6 da manhã, fazer mais de uma hora de curva-contra-curva (qualquer coisa como uns 30Km) para chegar à escola quando esta ainda tinha os portões fechadas. Para matar o tempo os putos destas aldeias juntavam-se em matilha e iam para os cafés e tascas fazer-se homens. Fumavam cigarros em jejum e aviavam uns bagacinhos para matar o bicho. Como eram putos que passavam o dia fora de casa tinha mais dinheiro que os outros para vícios. Eram putos que viviam agrupados em pequenos gangs de aldeia enfiados na "grande cidade". Ou seja, viver desta forma só serve para potenciar a existência de rufias que marimbam para os estudos. Mesmo aqueles que sejam mais agarrados aos estudos não resistem ao cansaço de 3 horas por dia em camionetas podres acrescidos das várias horas de espera.

Potenciar este tipo de coisa não é poupar dinheiro é uma perfeita anormalidade. É a maior delas. Educação não é despesa, é investimento. Por isso fechar escolas que têm professores dedicados e boas instalações é a maior atrocidade e o maior ataque que pode ser feito ao futuro da nação.

Se a isto juntarmos a questão das SCUTS... a conclusão é simples: venham todos para as grandes cidades porque o resto é para vender aos Espanhóis. Mas que raio de alternativas existem às SCUTS e às Auto-Estradas??! Se um tipo quiser fazer Lisboa-Porto por acaso pode levar a sério a alternativa Estrada Nacional?! E Lisboa - Fundão? Voltamos a ir ali à beirinha do Tejo, a parar nos semáforos da Golegã, a descer ao fundo dos vales para voltar a subir? Paramos no Gavião para comer uma sandes porque as 4 horas de caminho ainda são difíceis para o estômago??!!!

Mas é claro que isto só pode fazer sentido neste país de palhaços que entendem que a merda dos seus combates de político-egos são em si mesmo um fim. Esquecendo que a política é apenas um meio para se atingir um outro fim: a correcta administração deste país. Se eu já tinha esta ideia mais convencido dela fiquei ao ver ontem as imagens daquela Comissão de Ciência, Educação e Desporto onde esteve o Sec. de Estado da Juventude e Desporto. Ficou ali bem patente o que é estar na política para fazer política e o que é ocupar um lugar político para trabalhar. O Laurentino Dias é dos tipos mais pragmáticos que estão no governo, conhece profundamente a realidade da Juventude e do Desporto Nacional e não alinhou nas conversas de merda daqueles palhaços, limitando-se a dar dados concretos. Confesso que gostei imenso da postura dele e que me irritei profundamente com os Deputados (todos. PS, PSD, what ever sei lá...) que se limitaram a fazer uso do seu parlapié demagógico para jogarem aquela merda de jogo de ataques e provocações que fazem entre eles.

Pronto. Já alivei um nadinha as minhas ideias. Vou produzir!

3 comentários:

ARVaz disse...

Estou no teu barco... e não é para adornar !!!

sica disse...

Tudo em prol do utilizador pagador, mas já agora expliquem-me o que vai ser feito ao dinheiro que até agora tem sido utilizado para pagar às Concessionárias.
Lembro-me dos tempos em que se dizia que era justo pagar propinas pois iam servir para melhorar a acção social e a qualidade do ensino, actualmente servem para manter as Universidades abertas, pagar salários, água e luz.
Epá se calhar é mesmo para levar a peito este principio do utilizador pagador, mas sendo assim os nossos politicos deixam de ter de decidir e optar e se é só para "botar discurso" era tempo de irem pedir emprego à IURD, acho que estão a precisar de pastores e sem dúvida que esta rapaziada é qualificada para a função.

Daniel quicksilva disse...

É que o mal mesmo é isto não ter adornado ainda.

Se adornar sai fora o excesso, os medricas saltam fora e até pode ir ao fundo.

Mas a malta depois levanta isto com os poucos bons que cá ficarem.

Outra coisa: Portagens numa via Sem Custos para o UTilizador. Tem a sua graça!