terça-feira, setembro 14, 2010

Os especialistas

A noite de segunda-feira é uma das alturas mais super espectaculares para se ver Tv. Ontem, enquanto dominava o monstro que se apoderou da minha cozinha tinha a Tv ligada e foi dando para escutar uns cerca de vários especialistas em leis-do-desporto-e-tudo-o-mais-que-apareça-pela-frente. O assunto quente era o Queiroz.

Um à parte: parece que agora o Queiroz já é um gajo super-espectacular, super-competente e que faz buéda falta à nação e que foi vítima de uma grande cabala. Algo que só acontece às pessoas que excessivamente boas naquilo que fazem.

Voltando aos especialistas. São pessoas que as televisões agora arranjam e a quem tratam pelos títulos. Ele são Doutores, Professores-Doutoures, Engenheiros-Cirurgiões-Dentistas e por ai em diante. Têm ainda outro denominador comum: quanto mais nobre é o canal e o horário que se lhe coloca à disposição maior é a probabilidade de ele estar ali por engano e de nada saber sobre o assunto de que é opinante.

E pergunta-se: a ignorância, o desconhecimento sobre um determinado tema lá os impede de opinar? Negativo! Não senhor, o importante é saber verborrear à catigoria. Desde que se confundam os palhaços que estão em casa (e os próprios entrevistador, não é oh Drª Judite de Sousa?) com detalhes a despropósito então a coisa está perfeita!

Ontem fiquei a saber nos Prós e Contras que afinal a ADOP faz algo de ilegal ao condenar o Queiroz. "Não pode, eles tratam de dopagem, são médicos. Não podem!!" Ora... eu sei que os especialistas não visitam este blogue (e ainda bem) mas leiam aqui assim umas linhas do Regulamento Antidopagem que todas as Federações Desportivas têm de adoptar:

Artigo X
Co -responsabilidade do pessoal de apoio do praticante desportivo
1 — Sem prejuízo do disposto no artigo X-Yº, incumbe em especial aos médicos e paramédicos que acompanham de forma directa o praticante desportivo zelar para que este se abstenha de qualquer forma de dopagem, não podendo, por qualquer meio, dificultar ou impedir a realização de um controlo de dopagem.


4 — Tratando-se de treinadores e profissionais de saúde, a obrigação referida nos números anteriores inclui ainda o dever de informar a ADoP sobre os praticantes desportivos em relação aos quais se suspeite que possam estar a utilizar substâncias ou métodos proibidos.

Os Regulamentos Antidopagem casam depois com os de Disciplina e é obvio (por demais!) que o Queiroz fez merda. E merda da grossa! E que é óbvio que o relatório da análise antidopagem nada tem a ver com o relatório da contra-ordenação em que o Professor incorreu. E que não é nada de estranhar que o processo só apareça depois.

Se traçarmos o paralelo para outros domínios sociais ficamos com uma noção muito clara do tipo de gente que tem a responsabilidade de moldar as cabecinhas dos portugueses. São gente sem mérito que vai para a Tv da mesma forma forma que vão para as Tascas e Cafés, não se coibindo de opinar sobre tudo mais um par de botas (e sim, meto o Marcelo no mesmo saco, meto sim senhor. Uma vez vi uma reportagem em que ele dizia que sabia muito de natação e que depois até exemplificava...) mesmo que sobre o dito nada saibam.

Ainda na sequência do raciocinio de descrédito pelos media que me assalta. Chego esta manhã ao Público e vinha lá uma notícia sobre o facto de os Lambe-Bisgas tocarem hoje no Pavilhão Atlântico. O jornal trazia também uma fotografia da banda que me permitiu ficar a saber que aumentou o número de efectivos e que fizeram umas plásticas tornando-se extramente parecidos aos Korn...

Miséria... E agora a culpa é do Secretário de Estado... Incha! Viva o Benfica e mais os anormais que comem gelados pela testa.

Pera, pera, pera, já me ia embora e quase me esquecia: então e também mandaram vir um especialista da Microsoft porque a Dona Zulmira lá de baixo das fotocópias do Campus de Justiça não conseguia digitalizar os documentos??!!!

Sem comentários: