domingo, outubro 11, 2009

O Nobel e o Oráculo

Imagino que vocês imaginem que ao longo deste fim-de-semana muitos tenham sido os órgãos de comunicação social que entupiram o meu (odiável) telemóvel. A pergunta foi-se repetindo: o que é que você, um ex-perto da política internacional e demais cenas complicadas, pensa da atribuição do prémio Nobel ao Barack Obama??


Fui chutando as perguntas para canto e para as linhas laterais, tanto para a esquerda, como para a direita, guardando para este pasquim todas as ideias idiotas que tenho sobre este assunto.


Quer-me parecer que os tipos do Nobel se transformaram numa espécie de Oráculo, assim como no Matrix. Por seu turno o Obama será um Neo, um tipo normal sem noção dos super-poderes que lhe correm nas veias que precisa que o Oráculo lhe diga aquilo que ele precisa de ouvir. Com isso cabe-lhe agora combater a ruindade toda do mundo.

Daqui em diante devemos começar a assistir a coisas deste género:




Os mauzões bem que se podem multiplicar que o Obama vai-lhes dar cabo do canastro com golpes ninja e câmaras a rodar em volta deles...

Sinceramente, confesso que fiquei algo surpreendido com o esquema do oráculo mas não deixo de achar que foi um golpe brilhante. Basicamente pegaram no fulano mais poderoso do planeta e rabiscaram-lhe a agenda toda. O tipo está agora obrigado a cumprir com os valores inerentes ao galardão. A genialidade do golpe tem ainda maior relevo porque aplicado a um dos poucos, de entre os super-poderosos, que se movimenta mais por valores (morais) que por interesses.
Por seu turno, o Neo Obama está agarrado a um empréstimo que não pediu, e com a Euribor a subir (aquilo nos USA deve ter uma USA-ibór) vai ter de dar ao chinelo para a prestação não apanhar a conta da paz sem cobertura...

Em resumo: parece-me bem! E depois da derrota dos Jogos em Chicago um Nobel da Paz vem sempre a calhar!


Sem comentários: