sexta-feira, dezembro 07, 2007

Uma sugestão...

A Garrafeira dos Goliardos parece-me uma excelente sugestão para levar as caninas bebés e dar uma de puto fino que sabe de vinhos e champagne aos molhos. Ontem passei lá um par de horinhas e devo confessar que amei o espaço e os cerca de vários tipos de champagne que degustei (soa bem mais fino dizer degustar do que emborcar, embora este último termo seja bem mais fiel na descrição do sucedido, anyway.... eu sou um gajo que teve uma educação extremamente pulida!!).

O senhor e a menina que me pareceram os donos da coisa são simpatiquíssimos (embora ele insista em se esquecer de todos os pedidos, mas isso acaba por lhe dar algum carísma), sabem imenso do metier e estão sempre a dar sugestões e informações pertinentes sobre o que se bebe. De tal forma que eu vos poderia aqui dar uma lição sobre o processo de fabrico de Champagne e como se chega a um brut ou extra bruto em função de se ter ou não o licor de expedição mas esta aula fica para outras núpcias...

Para além da Garrafeira há uma Academia onde se pode aprender mais sobre vinhos. Garanto-vos que não tivera (ou melhor... QUISERA) eu que me concentrar em questões (tipo correr maratonas e coisas afins) que se colocam no extremo oposto do meu espectro de interesses, relativamente ao Gourmet que há em mim, e seguramente eu faria aquele esquema dos cinco jantares que é sugerido no site.
Para acicatar o vosso interesse deixo umas palavras sobre quem são os Goliardos:

"Mas quem somos na verdade? Goliardos???
Sim. Gostamos de nos embriagar de vinhos, de poesia e de virtude.
Nascemos na Idade Média em várias universidades europeias, mas gastávamos mais tempo a vagabundar de taverna em taverna pela Europa fora do que nas aulas.
Vivíamos das esmolas dos ricos escrevendo poesia - erudita dizem uns, labrega dizem outros – em que fazíamos o elogio do amor livre e do deboche, contestávamos a ordem social, com vinho e pelo prazer do vinho.
Já nem sabemos porque nos chamamos Goliardos…: ou era porque gostávamos de GOLIAS – o mau da fita da Bíblia,… ou era porque éramos Gulosus (GULOSOS em latim), ………ou será que era porque gostávamos de marcar GOLOS de boa vida e beber GOLES de má vida?
Mudam-se os tempos, mas não se mudam as vontades. Agora viajamos de adega em adega, com o avanço de o fazermos de carro e não de mula como antes, (muito embora continuemos a andar com a mula às costas), conhecendo vinhas e vinhos de diferentes encostas para descobrirmos produtores com alma, que dirigem orquestras de aromas e sabores, com a simplicidade da terra.
Em torno de uma mesa, rodando um copo de vinho, damos tempo ao tempo, damos tempo ao vinho para que se revele, ao seu ritmo, sem a pressão do público, para uma aparição exuberante no festim do gole final !!

...
Nesta festa goliárdica, onde a porta fica aberta a todos os que forem abertos, descobrimos o novo e o diferente, sem preconceitos, trocando vinhos com virtude - velhos, novos, tradicionais, irreverentes, do Sul, do Norte, na moda ou fora de moda, daqui e dali - pouco importa, mas com virtude. Com grão na asa (já pesadote), fazemos um brinde com vinhos diferentes, entre diferentes amigos, velhos amigos, futuros amigos.
Gostamos de vinhos, copos e etc.
Somos Goliardos.
E Goliardo é quem quiser."

2 comentários:

Anónimo disse...

Ainda ñ perdeste essas qualidades natas de juventude.
APROVEITA

Fernando Carmo disse...

Caro Lontra... Já percebi de onde vem a banha que te envolve o abdómen e que te faz arrastar na estrada enquanto corres!!! LOL

Para que serve comer cereais ao pequeno-almoço se depois te entretens em festas goliardas?

Só não percebi até onde vai a abertura das festas... Leva o Salvador contigo!!! :-D

FC