segunda-feira, janeiro 16, 2006

Ascensão ao Lhotse

Consta que uma jornalista Australiana escreveu que em 2005 ninguém tinha estado no Lhotse (8516 metros), irmão quase siamês do Monte Evereste e a quarta montanha mais alta do planeta. Não sei se com a intenção de demonstrar o contrário, o João Garcia irá apresentar amanhã, dia 17 pelas 21 horas, na Sala Estoril da Escola Superior de Turismo do Estoril, como foi a sua ascensão a este pico.

"A expedição portuguesa ao Lhotse, culminou no dia 21 de Maio de 2005. Às 13h locais, João Garcia anunciava o êxito da sua tentativa a partir do cume, num contacto via rádio com o outro membro da equipa, Hélder Santos, que entretanto foi forçado a abdicar da subida devido a problemas nos ouvidos.

Foram necessários 47 dias na montanha para João pisar o cume, tendo sido uma das ascensões mais penosas que realizou, comparando-a mesmo com a do Evereste.
Devido a problemas de saúde, o Hélder não pode realizar a parte final da ascensão, pelo que ao João não lhe restou outra opção, senão arriscar a fazer a ascensão sozinho. Saiu do campo III, instalado aos 7300m, às 23h de sexta-feira e só regressou no final de sábado, após uma longa e árdua jornada. Foi às 13h locais (início da manhã em Portugal) que João Garcia pisou, por breves instantes, o cume do Lhotse e de imediato, informou via rádio o Hélder Santos.
No dia seguinte desceu ao campo base, onde chegou exausto, mas em perfeitas condições de saúde e pronto para o regresso a Portugal, depois de quase dois meses de expedição.
Esta primeira expedição portuguesa a uma montanha com mais de oito mil metros saldou-se assim pelo sucesso, que foi marcado pela ascensão do cume por um dos elementos e principalmente porque ambos estão bem, que é sempre o factor mais importante numa expedição deste tipo, que comporta elevados riscos.
Só a perseverança, aliada à grande experiência, boa condição física e a alguma dose de "inconsciência" permitiram mais este sucesso para o João, para a Desnível e para o alpinismo português.
A quarta montanha mais elevada do mundo, faz parte do maciço do Evereste do qual está separado pelo colo Sul. O Campo base e parte do percurso para a ascensão a esta montanha são os mesmo que para quem opta por fazer a ascensão ao Evereste pelo Nepal.
Este foi a sexta ascensão de João Garcia a um cume com mais de oito mil metros: Cho Oyu (8201m), em 1993; Dhaulagiri (8167m), em 1994; Evereste (8848m), em 1999; Gasherbrum II, em 2001; Gasherbrum I, em 2004 e o Lhotse (8510 m), em 2005. "

Este texto e demais informações estão disponíveis no site da Associação Desnível.

1 comentário:

Anónimo disse...

bom comeco