quarta-feira, dezembro 31, 2008

C'est fini!

E pronto, parece que o 2008 vai mesmo à vida.
Acho que o dia de hoje - e pelo que estou a ver o de amanhã também será - foi uma boa amostra do ano 2008. Era suposto estar uns dias off mas só agora, depois destas linhas, vou largar o raio do computador. Era suposto ir para fora uns dias mas vamos ter de esquecer isso. Também era suposto estar mega-enfurecido com o treino para Sevilha mas não corro vai para três dias. Mas enfim... haja fairplay!

Foi um ano jeitoso este. Por isso boto aqui um sonzinho que vai (mais ou menos) na onda dos habituais balanços fim-de-anais-que-valem-o-que-valem. As artistas são a Bjork e a PJ Harvey, e la musique é sobre o espírito da coisa: um gajo nunca se pode dar por satisfeito. Ou como diz o mê prime, o João: quando alcançamos um horizonte, outro a seguir se ergue! E depois outro, e outro, e por ai em diante.

Venha de lá então 2009 que eu tenho mais que fazer!

domingo, dezembro 28, 2008

Conselhos

2009 vem ai, aqui ficam alguns conselhos que me parecem muito, muito bons. A música é do Baz Luhrmann. Ele é também o realizador do Austrália, o filme que saiu agora.
Atentem, caras e caros, atentem:

Dêem brita meus caros, dêem mesmo muita brita nessa vidinhas!

quarta-feira, dezembro 24, 2008

E a camisolinha amarela foi para...

MIM!
Vou apenas escrever aquilo que a minha recém adquirida bolimia (tudo o que entra...sai. Pelo mesmo canal) me permite.
Festa da A23, na Cooperativa das Artes. Muita gente, muitos candidatos à camisola amarela do mais farrapo. Ganhei, com algum destaque. Embora não pareça até tive muita concorrência, havia atletas de grande nível neste ajuntamento natalício.

Claro que eu nego tudo quanto por ai se diz que eu tenha feito. É tudo mentira. Isso é gente que me quer mal.

Assunto 2: o padre teve medo! Há madeiro no Fundão.

Assunto 3: a reportagem ontem na RTP sobre os novos meios de socorro da Estrela. Que parvoice pegada. Os tipos continuam a achar que podem ser o Stallone do Assalto Infernal. E gastarem o dinheirinho em fazer qualquer coisinha de jeito e mais terra-a-terra, não?

E é tudo por hoje! Vou ver se consigo manter o bacalhau e restantes iguarias no estômago. Bom natal para todos!!! Um abraço especial a algumas pessoas:
- Primaços da França (João Paulo, Ana Maria e Alain e respectivo pessoal) que sei que de vez em quando aqui passam
- Para a minha Professora de Matemática da Secundária que está sempre a dizer que não lhe respondi ao comentário :-)
- Para a Sara Andorinha que teve de ficar na Bélgica
- Henrique Farrapão que ficou na Austrália
- Muito muito especialmente para TI!

terça-feira, dezembro 23, 2008

Parou, parou, parou, parou!!!

Parafraseando o gigantesco Bruno Aleixo mando parar o novel Sôr Padre do Fundão. Então diz que este ano não há Madeiro, que a Igreja foi pintada de novo e sei lá mais o quê?!

Mas quem é que raio é esse fascizóide para vir dizer ao pessoal que não há Madeiro? Mas o que é ele manda? Nada! Não é do Fundão, portanto não risca e pia de fininho. Caso contrário considere-se desafiado para um duelo.

Eu até já ouvi dizer que circula uma mensagem de telemóvel a pedir ao pessoal que este se junte no madeiro com um pau debaixo do braço, assim está garantida a fogueira. Quer-me parecer uma excelente ideia. Eu, que no Bairro da Bola, em anos anteriores (com a ajuda do Minhoca, do Mokas e do Tialgo) contribuí para acabar com a luz no Bairro da Bola ao mandar abaixo uma árvore, estou disponível para mandar abaixo uma tília daquelas ao pé do Electro-Galhofas. Quem é que está comigo?

Mas nem tudo é revolta, o Edmundo da Tabacaria do Largo da Igreja já fez constar que haverá madeiro. Proponho que esperemos até amanhã às 12h00m, senão: faz-se o duelo com o padre (a minha arma será uma moto-serra) e a seguir a tília vem abaixo.

Assinado:
Dr. David Lee Vaz (o Dr. é para o Padre ter mais medo)

Aqui fica o vídeo que me inspirou para esta posta:

segunda-feira, dezembro 22, 2008

É no sábado à noite

Ali no Rossio.
Passem por lá e assistam à 1ª edição da São Silvestre de Lisboa. O mê prime, Sôr Hugo Sousa, é quem organiza a prova. Posso-vos garantir que vai valer a pena. Eu vou estar por lá, atrás do mike, em modo MC Vaz. Do que hoje pude perceber na conferência de imprensa, os detalhes estão bem cuidadinhos e a prova será mesmo uma das melhores que se fazem em terras lusas.

Eu sei que o pessoal curte mais mandar bocas do tipo "vai trabalhar" ou "os outros já lá vão" mas no sábado podiam esquecer esse assunto, passavam pelo Rossio (a partida é às 19:00), viam em acção alguns dos melhores atletas nacionais e internacionais, desfrutavam de umas das zonas mais Lisboetas da cidade de Lisboa - ainda para mais estará tudo iluminado - e no fim iam jantar fora e beber copos para o Bairro. Que vos parece?

Façam o favor de vir de Metro porque não vão precisar de carros e o andar só vos vai é fazer bem.

Vão estar por lá a Banessa, O Zé Pais, o Zé Lino, o Puto Silva, a Jéssica do Augusto, a Dulce do Félix, o Ricardo Ribas e mais 2993 pessoas que vão curtir bem mais que eu!

Só duvido que haja alguém a assitir das janelas da Praça mas isso é porque no Rossio já não há habitantes, mas isso é outra conversa...

A Luciana AMA-ME!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eu já suspeitava que aquela instalação de prateleira teria algo a ver comigo, mas agora as dúvidas estão dissipadas. Ela ama-me! E, há segundos, chegou à minha caixa de correio um postal de natal que o prova! Do programa da Lucy direitinho para mim!!! C'est l'amourrrrr!!

Vocês arreparem nos olhinhos que ela me amanda...

David Vaz derrete-se agora de amor. Neste estado, um alguidar, bem melhor que uma cadeira, deveria suportar o seu corpo liquefeito...


Estão tão feliz que só me apetece cantar as músicas da Lucy!!! Mas em vez de uma música dela vai um vídeo que alude bem a esta minha felicidade Lucyesca! :-)

quinta-feira, dezembro 18, 2008

Eu, comentado por um comentador de futebol

David Lee Vaz está num regime de treino extremamente exigente. Ontem, ao final da tarde, regressado da Sport Tv, fez o seu treino de adaptação ao fuso horário do Chapim. Seguiu-se a deslocação para Algés, escoltado pela Brigada de Trânsito para um jantar de reposição de forças. Ementa reforçada e própria para o esforço de futebolista: bife, batatas fritas e vinho tinto. Durante a refeição reinou o bom ambiente, mas o mister não permitiu o uso de telemóveis.

Já esta manhã, bem cedo, após o despertar, nova sessão de treino no Chapim. Desta feita, treino de gestão de esforço. David Lee Vaz desceu depois para o pequeno-almoço. Ementa composta por uma tangerina, uma banana e uma malga com Chocapic e 200cl de leite meio-gordo. Comenta-se que mais tarde, já durante a manhã, terá consumido um café.

O seleccionador nacional tem nova sessão marcada para mais logo, ao final da tarde, no Complexo do Jamor. David Lee Vaz deverá fazer nova sessão de gestão de esforço. Comenta-se, mas é uma informação ainda não-confirmada, que fará ainda novo treino num ginásio ao final do dia.

Logo mais, o fundanense receberá no Chapim a visita do seu agente no distrito da França, o Tochã. Prevê-se que parta amanhã, depois de almoço, para os desafios que o esperam no Fundão. Viajará na companhia do seu fiel escudeiro, António "o Sobrinho Maravilha" e ainda do Tareco Oh!115 Tabogda.

Bom...esta rapsódia toda para lançar uma pergunta: Já alguém percebeu que porra é aquela dos treinos de gestão de esforço a que os comentadores desportivos tanto se referem???

terça-feira, dezembro 16, 2008

Dá-lhe Zé Don!!

Mê primo o Zé Pais: tu que também és pela Asics, não queres ver se ganhas ao metro de Lisboa? Uma corrida Pontinha - Campo Grande. Assim obrigas quem fôr no metro a ir mudar de linha lá abaixo ao Cais do Sodré, subir a Almirante Reis, passar em Roma e sei lá mais o quê...

Mas pera... é melhor não fazermos em Lisboa, senão o pessoal fica a pensar que és tu que corres pouco, quando afinal é o nosso metro que é muita mau!!! :-)

Lá os 42Km ainda é como o outro...

agora treinar para os 195 metros finais é que me dá cabo do canastro!!!
Hoje o meu pequeno-almoço foram 14 séries de 200 metros (o tal treino específico para os 195 metros finais). Incha! Custou como o diabo!
Lá um gajo despachar treinos de quase 30km (como no domingo) a coisa vai, agora 200 metros a espingardar baba pela boca é que não...

Aproveito ainda para aqui espetar com um video, que não tem a ver com nada, a não ser com o que se está a ouvir por cá.

segunda-feira, dezembro 15, 2008

Saudações do Iraque, amigo Bush

Ainda que os gajos agora digam que na cultura iraquina, atirar sapatos seja sinal de contentamento eu, nesta minha forma tão fundanense de pensar, tenho as minhas reservas. Mas o que é que eu sei?!

Só sei que gostei!!!! Lindo, lindo era a moda pegar o pessoal desatar a atirar-lhe outro tipo de vestes, sei lá, roupa interior já com muitos, muitos dias de uso. Em sinal de felicidade, claro está. Felicidade pelo gajo se ir embora!

sexta-feira, dezembro 12, 2008

De gatas (mas por pouco tempo)

É como estou, depois do treino desta manhã. Doi-me tudo e ainda mais alguns ossos, tendões e coisas que nem sabia que existiam dentro desta minha carcacinha.
É certo que ando meio malino-constipado e que isso chupa a energia, mesmo a um gajo como eu, mas porra não esperava andar tão fraquiiiiinho.
Esta manhã o treino consistia de 8 repetições de 800 metros, só fiz 7. Enquanto que o meu primo Nando, o Carmo, se passeou (com algum custou) em ritmos de 2'48'' eu, qual miserável, fiz a primeira em 2'56'' e daí em diante foi assim uma espécie de agonia em vibrato. Como os gritinhos vibrados do Toy, que nunca parecem ter fim. Acabei a 3'08'' e por várias vezes quase que botava pela boca os meus quatro pulmões. MISÉRIA!!!!

Que-se dizer, é que se eu até nem tivesse dormido ontem, ainda se compreendia. Mas não, entrei em modo de angar eram umas 20:00... Vá-se lá perceber!

Lamentações à parte. P'ra semana vêm cá os Asian Dub Fundation (ADF, como a Associação Desportiva do Fundão). Vão actuar ao Santiago, o Alpinista. Vai ser na terça-feira, dia 16. É curioso: lembro-me perfeitamente que, quando comecei a dedicar-me à corrida, costumava ir para o Estádio Universitário de Coimbra na companhia, destes gajos. Também (quase) me lembro bem do concerto deles por lá, numa qualquer Queima das Feitas ou Latada.

Os ADF têm um poder bestial. A energia que (pelo menos para mim) transmitem é super contagiante. O som é um batido de dubstep, reggae, jungle e hip-hop mixado com defesa dos direitos humanos e a luta contra o racismo. Frenético à séria. Em resumo: vale a pena e eu vou lá!

Aqui fica um cheirinho. Ahhhh yeahhh!


Acho que depois de terça-feira, venham de lá as séries agression que eu descasco tudo!!!

terça-feira, dezembro 09, 2008

Resumo do fim-de-semana

Fim-de-semana prolongado e a saber que nem ginjas!!!
Agitadinho QB e outro tanto de eclético, senão veja-se a agenda:

Sexta
17:15 - Sair de Lx
19:00 - Treino de Corrida 1
20:30 - Jantar e Vinho Tinto
23:00 - Vinho Tinto e Batatas Fritas

Sábado
01:00 - Vinho Tinto e Batatas Fritas
02:00 - Treino de Corrida 2 (1 horinha à Benfica)
10:00 - BTT na Gardunha e controlar os formandos do meu Primo, o Caçula
15:00 - Actuações dos formandos do meu Primo, o Caçula

Domingo
09:30 - Passeio/Maratona BTT Gardunha
15:00 - Formação aos formandos do meu Primo, o Caçula
19:00 - Montar a tenda no Covão D'Ametade
19:48 - Adormecer, roto!

Segunda
09:00 - Mochila às costas p'lo Cântaro acima
14:00 - Fundão -> Lx

Depois da descrição sintética algumas notas mais relevantes. Aliás, MUITO relevantes:
  1. Passeio/Maratona BTT da Gardunha: eu e o Zé Pais somos os maiores! Ele ganhou a prova com quinhentos mil minutos de avanço. Eu sou o melhor (dos florinhas!) e fui o primeiro a corta a meta dos que só fizeram a parte dos 25Km (que eram afinal 35Km duros e cheios de lama, mas curtidos). Claro que já há quem me queria roubar o maior triunfo da minha carreira. Dizem que eu estava inscrito nos 50Km e o diabo... bah! Então um gajo já não pode encostar com as patas todas molhadas, cheio de frio e a tossir os pulmões?! Se fui o primeiro dos maricôncios acho que mereço um prémio, não?

  2. Bem haja pela foto oh Edgar!

  3. Estrela: qual neve, qual quê? aquilo tá é cheio de giestas e água!! Eu e o meu primo, o Vasquez, andámos por lá a fazer treino específico, tipo rampas. Estou a fazer fé que este treino meio-ranger, com neve até à cintura, me vá dar um andamento do catano na Maratona de Sevilha!!


Vasquez o spot onde montámos a barraca, e o início do corredor do lixo

Ainda a Estrela

Parece que afinal o problema das Torres ainda é maior. Este fim-de-semana estive no Fundão e também na Estrela. Apanhei por lá um jornal onde se dizia que o Sr. Primeiro Ministro é um mauzão porque até já tinha prometido os Dois Mamarrachos ao Pessoal-Que-manda-na-Serra-da-Estrela e agora aparece um edital da tropa a dizer que afinal aquilo é para vender. Claro que os ditos donos ficaram chateados. E com razão, claro está! Aquilo ali dava para fazer, sei lá... um silo-auto, um elefante azul, um drive-in MacDonald's e quiçá uma pista de Karts!

Mas bom... para que não se pense que isto de andar para aqui a dizer mal da exploração é só inveja minha porque não sei fazer ski, decidi metir aqui umas fotos que saquei ontem de manhã enquanto um subia um corredor, do Covão Cimeiro para a Torre. Devo dizer que só por uma ocasião me apeteceu meter a mão ao bolso e sacar umas imagens com o telemóvel, mas as hipóteses eram muitas e variadas. Fosse eu um artista e podia fazer uma exposição intitulada: "Lixo Urbano em Parques Naturais". As imagens que aqui meto distam entre si, apenas 3 ou 4 passos. É triste mas é verdade: à medida que um tipo se aproxima do cimo da Serra aumenta o lixo. Ele são latas de cerveja, pedaços de trenós e muitos muitos muitos Restos-De-Skú.



E pronto! É nisto que somos bons! A deixar merda espalhada em tudo quanto é lado!

Pude comprovar que a exploração turística da Serra está bem e recomenda-se! A comprová-lo estavam as estradas apinhadas de carros (ao final da tarde, a estrada Torre-Covilhã parecia ter iluminação de natal) com os respectivos bonecos de neve no capot, à beira da estrada havia muita gente a fazer skú e dentro do covão d'ametade já se estacionam carros. Assim sim!! Viva o turísmo!

[a propósito de acções de protesto sugeridas no anterior post] Rustman: a solução da Greve de Fome não me parece nada descabida, até porque tenho aqui umas febras que preciso de limar agora para a Maratona que Fevereiro. Se tiveres para ai virado a malta combina!!

sexta-feira, dezembro 05, 2008

Vende-se

O ideal era que o post se chamasse "Implode-se", mas não, "Vende-se". Aliás, as coisas, porque são duas, são dois distintos mamarrachos em forma de Torre, que fazem mal à vista e que em modo cair de podre. Fiquei a saber disto através do Cântaro Zangado. Acho que vou aproveitar e comprar aquilo. Talvez lá construa eu o já falado Casino da Estrela. Acho que é mesmo a pérola de que faz falta à Estrela: um Casino lá bem no cucoruto do monte!



Este anúncio leva-me a dizer três ou quatro coisinhas sobre mais este caso raro, e que só podia mesmo acontecer cá no burgo.

  • Não conheço nenhum país onde o seu ponto mais alto tenha um centro-comercial que cheira mal, venda sandes de prAsunto e compota da Estrela (feitas em Santa Iria da Azóia). Há quem ache que o acesso aos lugares emblemáticos tem de ser algo regulado, para os lugares se mantenham assim, emblemáticos, limpos, dignos e a valer a visita. Os senhores que mandam na Serra não têm a mesma opinião que eu, aquilo ali em cima é pior que a Feira de Carcavelos! Ordas e ordas e labregos carregados de sacos de plástico (que depois lá ficam e ajudam a povoar os corredores) e garrafões de 5 Litros.
  • Guardo com carinho a memória de uma vez chegar ao topo de um corredor e... chego à estrada. Sim, na Estrela um gajo chega ao cimo de um corredor e dá de caras com uma Estrada! Mas bom... lá estava um bacano sentado no rail, a fumar e com uma granada de cerveja na mão (o que é de homem), lá diz ele "olha, olha, olha, olha, fo*assss, então vocês não sabendendes que há aqui uma estrada?!"
  • Igual carinho tenho pelos anormais que ao fim-de-semana deixam as filas de trânsito de Lisboa, para atestarem as da Serra, e apitarem como senão houvesse amanhã, a um gajo que ali vai de bicicleta. Depois há ainda os incentivos tuga: "vai, que os outros já lá vão", "vai masé trabalhar". Tudo coisas lindas.
  • Alguém havia de explicar aos donos da Serra,
    (Sim, porque aquilo tem donos. Quando toca a construír dizem que mandam, quando querem que construam por eles dizem que a Serra é do Estado. Mas o importante é construir, construir, mais, mais, mais!),
    que aquilo não dá para Ski! Amigos: aquilo é o primeiro obstáculo a seguir ao mar, a neve é papa mole, é baixa, não dá, não funciona!!!! Por Deus!!! Lá porque um gajo até pode, meia dúzia de vezes num ano, enfiar-se em cima de umas tábuas, não justifica que se construam, em modo pato-bravístico-enfurecido, aquelas borradas que chamam de Aldeias de Montanha e muito menos justificam que se partam não-sei-quantos milhares de metros cúbicos de paisagem para fazer pistas, ou lá que raio é aquilo. Ele há muita, muita, coisa interessante que ali se pode fazer ao longo do ano, mas ski não é uma delas!
  • Há duas semanas lembrei-me de acampar na Estrela. Precisei de gás. Passei a correr numa daquelas tasca-bosta de beira de estrada, vendiam merdas de lãs mas gás para um fogão de campismo não, fui de bike ao Sabugueiro, vendiam merdas de lã e cães infelizes mas também não tinham gás. Desci depois a manteigas, vendiam uns gorros e capotes parvos a dizer Serra da Estrela, mas só na terceira tentativa achei gás.
  • E os motards no Covão a fazer ráteres? Nem vou dizer mais nada que já estou assim tipo coiso-alterado.

Enfim... fico passado/doente de cada vez que penso, ou que testemunho, as tareias que Serra leva (aquela, e outras serras, bem entendido).

Bom, se houver ai um bom samaritano, que compre as Torres e as destruas faxa'vor! São menos dois mamarrachos. Já só faltam dois mil...

quinta-feira, dezembro 04, 2008

Imagens

Só me pergunto se ali em abaixo está assim um belo pórtico de meta...

A imagem vem do site da Elizabeth Kreutz, uma fotojornalista texana, especializada em desporto, e cujo site vale bem a visita. Ela está a acompanhar de perto o regresso do Zé Strong e tem captado imagens bem giras! Passem por lá.

Por cá: estamos mal. A enfiar um macaco debaixo da carrinha para mudar uma roda fiz um striko-fight nas costas que ontem me deixou de cama. Valeram as unhas do meu primo, o Vitó, que hoje já permitiram que eu regressasse ao trabalho. Mesmo assim ainda pareço um aleijadinho, mas a coisa vai!

terça-feira, dezembro 02, 2008

Dúvidas sobre o Zé-Strong

Perdoem-me o post sport-neard, mas apetece-me pensar em voz alta.

Gajas: vocês caguem neste post! Não é nada interessante ler sobre sobre ciclismo! Vão antes ver as novelas da TVI, vá... ou então comprar prendas para mim.


Gajos (de pernas rapadas): o post vem a propósito de ler a notícia de que o Armstrong vai ao Giro de Itália.
  1. Se eu tivesse sido o melhor ciclista de todos os tempos e tivesse tido a felicidade (engenho e talento) de terminar a minha carreira em grande, vencendo 7 Tours de enfiada, algum um dia eu regressava? Nunca! Se me quisessem bater então que construíssem uma máquina do tempo!!! E mais: chegados ao passado ainda tinha de dar ao caneto como gente grande!!!!

  2. Se eu tivesse a história de vida do Armstrong, nomeadamente, tendo ganho 15 a zero ao Cancer, eu seria seguramente (como ele é) o gajo mais aplicado e determinado na perseguição do meu objectivo de vida (por certo que para um gajo como ele àparte da vida e das conquistas em cima de uma bike será tudo muito insignificante). Mas será que depois de estar afastado durante 3 anos (correr maratonas em tempos de trombalazana não conta!) algum um dia um podia vencer Tours?! No way José!!

  3. Agora o Armstrong vem confirmar que fará a dobradinha: Giro + Tour. Para um ciclista já velho (atenção que eu não sou comentador de bola que acho que um gajo de 37 anos é velho... aqui o velho é muito relativo) o chegar à melhor forma demora muito mais tempo que a um puto novo, pelo que aqueles dias de Giro vão entrar que nem ginjas, se feitos num regime de meio-gás. Portanto, o plano parece-me bom.

  4. Se eu fosse o Contador mudava de equipa! Quer-se dizer, então eu andei aqui a penar para ser (legitimamente) chefe de fila e agora cai-me aqui a velha vedeta e eu ponho a minha carreira em pause para trabalhar para o senhor, só porque é o senhor? Não!!!! Só mesmo se nas outras equipas não houver mesmo garantias de disciplina.

Conclusão: eu até posso aceitar que ele volte a competir só para chamar a atenção sobre o Cancro. Agora... se o gajo ganhar o Tour eu deixo de ver ciclismo. Se ele ganhar o Tour e o Giro eu chamo a polícia, os narcóticos e deixo de ver ciclismo. É porque das duas, uma: ou os melhores ciclistas da actualidade são todos uma granda merda (e nem o milho os safa) ou Armstrong descobriu a Aldeia dos Gauleses!!!

Seja como for, a acontecer um cenário de vitória eu deixo de admirar o Armstrong e vendo por um euro, na feira da ladra, a cassete com a chegada a Sestriere do Tour de 99 (a primeira em que aqui primo do Texas ataca o Zé Zulle com a amarela vestida).

Resposta ao desafio do Joe

Joe: isto até foi mais fácil do que eu imaginava. Vamos lá então:

(A foto foi mesmo ao amanhecer!)

Banda (músico também conta, não conta?): David Bowie

1. És homem ou mulher? - "We Are Hungry Men"
2. Descreve-te - "God Knows I'm Good"
3. O que as pessoas acham de ti? - "Changes"
4. Como descreves o teu último (antes do actual) relacionamento? - "Memory Of A Free Festival"
5. Descreve o estado actual da tua relação amorosa - "An Occasional Dream"
6. Onde querias estar agora? - "Life On Mars"
7. O que pensas a respeito do amor? - "You've Been Around"
8. Como é a tua vida? - "Golden Years"
9. O que pedirias se pudesses ter só um desejo? - "Let's Spend The Night Together"
10. Escreve uma frase sábia - "I believe in God, only I spell it Nature"

O desafio segue para o pessoal emigrante:
- Paulinho, o Farrapo Inglês, Borges.
- Henrique, o Farrapo Australiano, Pereira
- Teco, o Farrapo Belga, Tabogda

Ah! Pera. Os desafiados têm de ser quatro. Aqui vai mais um artista:
- Graziel, o foi Quase-Barcelonês, Silva

Têm de meter uma foto vossa tirada ao amanhecer e, acto contínuo, botar resposta às perguntas que estão numeradas. O ponto final é lançar o réptil para mais quatro pessoas.